Empresa de Fafe avança com projeto para reduzir microfibras têxteis no mar

Fafedry, empresa de tinturaria e acabamentos para peças de vestuário, em Fafe, avança com projeto para reduzir as microfibras têxteis no mar.

“Quantificar as microfibras têxteis retidas em processos de lavagem industrial, para impulsionar ações que visem a redução do seu impacto nos oceanos”. É este o grande objetivo do projeto CARE4Ocean da Fafedry, empresa de tinturaria e acabamentos para peças de vestuário, denim e têxteis-lar, em Fafe.

De olhos postos na sustentabilidade e na redução da pegada ecológica, a empresa pretende, assim, reduzir as microfibras têxteis que vão parar aos oceanos, alertando para o facto de “vários estudos demonstrarem que o Ártico está generalizadamente poluído por fibras microplásticas que derivam da lavagem de roupas sintéticas na Europa e na América do Norte”, lê-se no site da empresa de Fafe.

A Fafedry refere que a” indústria têxtil tem um grande desafio pela frente” e, por isso mesmo, pretende contribuir para “reduzir a quantidade destas fibras que desaguam nos oceanos, prejudicando o futuro da vida na Terra”.

“As grandes marcas de retalho poderiam reduzir a poluição de microplásticos numa fase inicial do ciclo de vida dos produtos, submetendo-os a processos de lavagem industrial antes de os colocar à venda no mercado”, refere a empresa ao T Jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa de Fafe avança com projeto para reduzir microfibras têxteis no mar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião