Ideias +M

SATG, Arena e Corpcom fazem apelo a contabilistas: consignem o IRS

Carla Borges Ferreira,

Os contabilistas são o alvo da SATG, Arena e Corpcom, que estão a trabalhar pro-bono com a Ajuda de Berço na campanha de consignação do IRS. Uma "grande produção", pelos meios envolvidos.

Quarenta e três por cento dos contribuintes não fazem consignação do seu IRS. São estes dados, da GFK, que a campanha de doação de IRS da Ajuda de Berço quer contrariar. A particularidade, num período no qual se multiplicam os apelos à doação – que não tem custos para o contribuinte – é que a campanha é dirigida a contabilistas, apelando a que façam a consignação do IRS dos seus clientes e ajudem uma instituição de solidariedade social.

O contabilista é assim o destinatário e também o “herói” da campanha, tendo o poder de ajudar a fazer a diferença na vida das instituições de solidariedade social, e em particular na vida da Ajuda de Berço.

A campanha foi proposta pela Stream and Tough Guy à Ajuda de Berço. Contabilista deve ser uma das últimas coisas que qualquer criança quer ser quando for grande. Por isso, quisemos colocar os contabilistas no centro desta história e, enaltecendo toda a classe e a própria profissão, alertando para o seu importante papel. Este é um ângulo novo, que nunca foi explorado, e esperamos que contribua para o aumento de consignações, no geral, e de consignações para a Ajuda de Berço, em particular”, diz João Ribeiro, managing partner da agência.

A ideia de colocar o contabilista no centro da história nasceu ainda antes de escolhido o “cliente”. A agência, que durante a pandemia promoveu a Uncancel Collection – campanha desenvolvida por quatro agências portuguesas para apoiar a União Audiovisual – tinha recebido o convite de uma outra associação para criar, pro-bono, a sua campanha de consignação de IRS para este ano. Não aceitaram imediatamente, “mas a ideia ficou a matutar”, recorda João Ribeiro. Surgiu então a ideia criativa e, tendo já a primeira associação ‘adjudicado’ a campanha de 2023 a outra agência, a Stream and Tough Guy propôs o conceito à Ajuda de Berço.

O paralelismo pode ser feito com o apelo ao voto. “As associações ‘lutam’ pela consignação do IRS, como os partidos pelos votos. Aqui, o que tentamos dizer, em primeiro lugar, é para consignarem o IRS, para ‘votarem‘. Depois, se consignam, que seja na Ajuda de Berço”.

O poder dos contabilistas, mais de 60 mil, diz o responsável da agência que nesta campanha também conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados, é que quando preenchem o IRS dos seus clientes podem, por um lado, sugerir a consignação do IRS, explicando que não implica nenhum custo para o contribuinte. Depois, quando o cliente acede mas não tem preferência na instituição beneficiária, são os responsáveis pela escolha.

Ou seja, “são estratégicos, embora a campanha seja dirigida ao público em geral”, prossegue em conversa com o +M.

Para além da Stream and Tough Guy, a iniciativa conta também com o apoio pro-bono da Arena Media, NEI e Corpcom. A produção audiovisual ficou a cargo da Hand, em parceria com Light Film, Íngreme e Guel, e contou com o apoio à produção de Carris, Lidl, Ikea e H3.

RTP, RDP, Público, Trust in News, NOS, The Walt Disney Company, Bauer Media, Global Media, JCDecaux e MOP são os parceiros de media nesta fase de lançamento.

Trata-se, então, de um conjunto de agências e meios que aceitaram, pro-bono, associar-se ao projeto, cedendo, sem custos, tanto tempo como e meios de produção e o espaço comercial. Os meios envolvidos são os de uma grande campanha, orçada em “centenas de milhares de euros”.

A Mop, a título de exemplo, terá mupis digitais com geo-referenciação, para uma publicidade dirigida a gabinetes de contabilidade localizados próximos do anúncio. “São mais de cem mupis dirigidos”, concretiza João Ribeiro. “Era completamente incomportável fazê-lo, se não fosse pro-bono”, reforça.

 

Com exceção da Mop, o plano de meios foi estabelecido pela Arena Media. Rodrigo Albuquerque, managing partner da agência, adianta que, a preços de tabela – sem os descontos negociados com os meios – estaríamos a falar de um plano de meios de cerca de meio milhão de euros.

Para além desta iniciativa, a Arena Media está a apoiar este ano uma campanha da Fuel para a Associação Portuguesa de Fertilidade. “Os meios veem com bons olhos estas iniciativas e tentam ajudar”, partilha o responsável. O espaço é cedido em função dos compromissos comerciais de cada media e também do número de pedidos aos quais tentam dar resposta. “Começam a existir muitos pedidos, os meios dão o que conseguem”, diz Rodrigo Albuquerque.

 

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