Ideias +M

Frota da STCP vai contar a sua história em imagens

Rafael Ascensão,

A ação vai envolver 31 veículos da frota e todas as imagens fazem parte do arquivo fotográfico do Museu do Carro Elétrico.

Os autocarros da frota da STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) vão, visualmente, passar a transportar a história da empresa consigo. A ação é feita a propósito da comemoração dos 150 anos da sociedade.

As populações dos concelhos de Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo vão assim poder ver a história da STCP retratada através de fotografias colocadas no interior e exterior dos vários autocarros que percorrem as ruas destes seis municípios.

A ação vai envolver 31 veículos da frota (standard, 100% elétricos, articulados e de dois pisos) daquela que é a maior operadora de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto.

O interior dos veículos vai estar decorado com cartazes alusivos aos 150 anos de existência da operadora, de modo a que os cerca de 240 mil passageiros diários possam conhecer os registos analógicos de fotógrafos como Teófilo Rego, Domingos Alvão ou Platão Mendes.

Todas as imagens fazem parte do arquivo fotográfico do Museu do Carro Elétrico.

A história da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto começou a desenhar-se pela mão da empresa “Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos”, em 1872, ano em que foi realizada a viagem inaugural da primeira linha de transporte público urbano, através de um serviço de carros americanos, movidos por cavalos.

Os interessados podem conhecer mais sobre a história da STCP no site comemorativo dos 150 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.