Ideias +M

Millennium Estoril Open: um encontro entre ténis e marcas

Rafael Ascensão,

"Acho que vamos ter realmente uma afluência que poderá ser recorde. Gostava muito de passar as 40 mil pessoas este ano", diz João Zilhão, diretor do torneio.

As bolas de ténis vão, uma vez mais, bater na terra batida do Clube de Ténis do Estoril e nas raquetes de jogadores de topo da modalidade, acompanhadas pelos olhares atentos de milhares de adeptos. A oitava edição do Estoril Open arranca no sábado, dia 1 de abril, e estende-se até domingo, dia 9.

Além de um evento desportivo, o Millenium Estoril Open é também um local de encontro entre marcas e consumidores, sendo muitos os patrocinadores e várias as insígnias a marcar presença no local. O Millenium bcp volta a ser o naming sponsor, patrocínio assumido em 2015 e renovado em 2022 por mais três anos.

Ao +M, Ricardo Valadares, diretor de comunicação e marca do Millennium bcp, justifica este patrocínio tendo em conta a notoriedade que o Millennium Estoril Open tem conquistado, nomeadamente em termos de “novos patamares de visibilidade, reputação e adesão de atletas e do público”.

Também o profissionalismo, a superação e o respeito pelos outros – valores intrínsecos ao ténis com os quais o Millennium bcp se identifica – faz com que o patrocínio “faça todo o sentido do ponto de vista da imagem do Banco”, refere Ricardo Valadares, acrescentando que o Millennium privilegia os contactos e eventos de proximidade na comunicação junto dos clientes (sejam particulares ou empresas), como acontece no caso do Millennium Estoril Open.

Estando com o Estoril Open desde o seu início, em 2015, o balanço desta parceria feito pelo Millennium bcp é “bastante positivo“.

Por isso, foi com entusiasmo que, no ano passado, renovámos esta parceria de sucesso por mais três anos, perfazendo um total de 10 anos ao serviço do desporto e da promoção do melhor que se faz em Portugal. O Millennium bcp continuará a apoiar aquele que é um dos maiores eventos corporativos e desportivos do país, contribuindo para projetar internacionalmente a imagem de Portugal. Prova disso é que o maior torneio de ténis do país é um evento desejado e acarinhado pelo público português, atraindo milhares de pessoas e contando com a presença de alguns dos melhores tenistas do mundo“, explica o diretor de comunicação e marca do Millennium bcp.

Quanto ao valor em causa neste patrocínio, o banco optou por não responder.

Ao +M, João Zilhão, diretor do torneio, explico que este patrocínio é “absolutamente fundamental”. “Desde 2015 que o Millennium e Cascais apostaram neste novo projeto e estão connosco desde o primeiro dia e nunca nos deixaram cair, nem nos anos mais difíceis em que tivemos de atravessar a pandemia com o cancelamento do evento em 2020 e com o evento sem público em 2021, anos dificílimos em que perdemos muito dinheiro, mas ainda assim conseguimos manter o evento vivo e acho que em 2022 voltamos em força e em 2023 vimos confirmar que estamos cada vez mais fortes do que nunca. É realmente muito bom”, explicou.

No recinto do torneio, a marca vai estar presente com decoração própria, e com o Estádio Millennium e o Stand Millennium para divulgar a marca e entregar de merchandising exclusivo. Vão também ser feitas ações de gamificação através da app. O tenista português João Sousa, embaixador do Millennium bcp desde 2014, marcará presença no Stand Millennium. O Banco irá ainda promover ativações no local e disponibilizará o “Millennium Workstation powered by LACS”, um espaço de coworking.

“Temos ganho força de ano para ano, com uma família de sponsors cada vez mais fortalecida e melhor. Temos também conseguido criar relações muito fortes com os jogadores, com o público, com os media e o evento acho que está com uma sustentação muito grande, com uma família de sponsors de muitíssimo prestigio e que realmente garante que este evento seja um dos eventos mais importantes em Portugal

João Zilhão

Diretor Millennium Estoril Open

A Câmara Municipal de Cascais é a host locality e a Emirates, a Betway e a Porsche são os senior sponsor do evento.

Já entre os official sponsors encontram-se as marcas Altice, Lenovo, Cinco Jotas, Innowave, Rolex, Bang & Olufsen, Azimut, LeasePlan, Aquapor, Stereau, Macallan, Piper-Heidsieck, Aperol Spritz, Via Verde, Santinis, Nordés Gin, Cisco, Oak Berry, LACS, ISDIN, Vanguard Properties, smeg, CTT, Avis, Hospital da Luz, Sacoor, Nespresso, Heineken, Graham’s, .pt, Altano, Andros, Bonne Maman, Wilson, Dunlop e Fever-Tree.

Anthea Security, AKT.creative, Hotel Cascais Miragem, Vista Alegre, Meo Blue Ticket, CP, Bevents, 3cket, MBW, Fnac e Konica Minolta são os official partners do torneio e a CNN Portugal, TVI, Eurosport, RFM, Raquetc, NiT, JCDecaux, Cision e a Spectacolor são os media partners.

O torneio conta ainda com a Federação Portuguesa de Ténis, com o Turismo de Portugal e com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril como institucional partners e com a Academia dos Champs como social responsability partner. O clube oficial é o Clube de Ténis do Estoril.

Entre as marcas parceiras em mobilidade sustentável, que apresentam soluções de deslocação para o evento, encontra-se a BiCas (bicicletas), Cooltra (motas) e Link (trotinetes).

“Este ano contamos mesmo com novos parceiros de grande prestígio (Cisco, Via Verde, Empor Spirits: Aperol, Piper-Heidsieck e The Macallan, Santini, Oak Berry e o Nordés), que vêm reforçar a nossa extraordinária família de sponsors”, já havia afirmado João Zilhão, que vê como “estacas principais” o Município de Cascais e no Millennium bcp, parceiros fundadores do projeto em 2015.

Temos ganho força de ano para ano, com uma família de sponsors cada vez mais fortalecida e melhor. Temos também conseguido criar relações muito fortes com os jogadores, com o público, com os media e o evento acho que está com uma sustentação muito grande, com uma família de sponsors de muitíssimo prestigio e que realmente garante que este evento seja um dos eventos mais importantes em Portugal“, disse João Zilhão ao +M.

Embora sem avançar que percentagem representam os patrocínios no orçamento de cerca de quatro milhões do torneio, João Zilhão refere que estes representam uma receita “muito importante” para o evento, o qual se paga através da venda de patrocínios, de bilhética, camarotes, de direitos televisivos e com o apoio do Turismo de Cascais.

O maior evento tenístico nacional conta este ano com a presença dos atuais números quatro e nove do ranking mundial, Casper Ruud e Hubert Hurkacz, respetivamente, e de quatro anteriores vencedores do torneio – Pablo Carreño-Busta (2017), João Sousa (2018), Albert Ramos-Viñolas (2021) e Sebastian Baez (2022). No Millennium Estoril Open 2023 marcam ainda presença outros nomes sonantes da modalidade como Sebastian Korda, Fabio Fognini, Stan Wawrinka ou Dominic Thiem. A juntar-se a estes nomes, Nuno Borges, atual número um nacional (80º ATP) entra diretamente na competição. Em jogo estão 481.270 euros.

O torneio vai apostar pelo segundo ano consecutivo no sistema de arbitragem Foxtenn, “o único sistema eletrónico de arbitragem certificado pelo ATP Tour em eventos de terra batida”, refere a organização. Este sistema assegura uma precisão de 100% através do uso de 40 câmaras de ultra velocidade que captam 3.000 imagens por segundo, sincronizadas com um conjunto de 10 lasers que alcançam todo o court.

A organização diz esperar mais de 40 mil espetadores presenciais e acima de 2.300 horas de transmissão internacional, ao que se acrescenta um “extensivo acompanhamento nas diversas plataformas digitais do Millennium Estoril Open (website, redes sociais) que permitirá aos adeptos vivenciar as incidências dentro e fora do court no Clube de Ténis do Estoril”.

Segundo adiantou o diretor do torneio ao +M, algumas sessões do fim de semana de 1 de abril já estão esgotadas e já não há bilhetes disponíveis para as finais de sábado e domingo das finais, no dia 8 e 9 de abril. Durante a semana também existem algumas sessões perto de esgotar. “Acho que vamos ter realmente uma afluência que poderá ser recorde. Gostava muito de passar as 40 mil pessoas este ano”, disse João Zilhão.

A capacidade do court é de 3.500 lugares, mas existem bilhetes de recinto para o resto do complexo.

A transmissão televisiva vai ser assegurada pela Eurosport, canal que vai transmitir a totalidade dos jogos, sendo que a CNN Portugal vai passar a final em simultâneo, explicou João Zilhão, adiantando que todos os jogos podem ser vistos no Eurosport Player, no TVI Player e no TennisTV. Em 2022, a Eurosport, celebrou um acordo com a organização do Millennium Estoril Open de modo a assegurar a transmissão televisiva do torneio até 2024.

Além do ténis, o Millennium Estoril Open vai oferecer aos presentes uma programação complementar relacionada com áreas como a arte ou gastronomia e ainda atividades pensadas para os mais novos, nomeadamente o Kids Place e o Fun Center. O espaço conta também com uma zona de restauração.

Um evento que é muito mais do que um evento apenas de ténis, é um evento de grande entretenimento, de grande diversão e um grande evento de famílias para a semana da Páscoa“, diz João Zilhão, que revela expectativas para “uma semana de bom tempo, bancadas cheias, excecional ténis e uma nova data na Páscoa da qual queremos tirar muito partido para poder encher com famílias, estudantes que estão de férias e muitos turistas que estão cá em Portugal e em Cascais”.

Os bilhetes individuais e para apenas uma sessão (diurna ou noturna, nos dias em que existem duas sessões) variam entre os 10 e os 90 euros. Existe disponibilidade de aquisição de packs.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.