Ministra da Coesão diz que o Governo “garantidamente quer a regionalização”

  • Lusa
  • 14 Abril 2023

Ministra da Coesão Territorial diz que o Governo "garantidamente quer a regionalização" e culpa o PSD pela não realização do referendo em 2024.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou esta sexta-feira, em Vila Nova de Famalicão, que o Governo “garantidamente quer a regionalização” e culpou o PSD pela não realização do referendo em 2024. Segundo a governante, o referendo fica agora “para quando houver maioria na Assembleia da República que o aprove“.

“Para fazermos o referendo, temos de ter, no mínimo, maioria de dois terços na Assembleia da República. O PS não tem esses dois terços e, mesmo que tivesse, parece-me que teríamos de procurar, mesmo assim, ter uma base política alargada. Não se deve fazer uma reforma administrativa tão importante para o país sem termos o principal partido da oposição profundamente envolvido”, frisou Ana Abrunhosa.

Ana Abrunhosa lembrou que o líder do PSD, Luís Montenegro, entendeu que 2024 não seria o ano indicado para o referendo à regionalização. “A seguir, os anos também são anos complexos em termos de eleições”, acrescentou.

A ministra diz que sente “todos os dias, no terreno”, que os autarcas e as regiões querem a regionalização, para acrescentar que, enquanto não há condições para fazer o referendo, a aposta tem de passar pela descentralização. “Temos que robustecer e limar arestas da descentralização”, assumiu.

Neste ponto, a ministra destacou que a reorganização das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) “é muito importante” nesse caminho, “porque dá racionalidade à organização dos serviços”.

“Com o processo de descentralização e de reorganização das CCDR podemos também ir demonstrando que muitos dos receios que os portugueses têm com a regionalização não vão acontecer”, assegurou a governante.

A ministra falava durante uma visita ao Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Coesão diz que o Governo “garantidamente quer a regionalização”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião