Gondomar lança marca para o setor da ourivesaria, quarto maior empregador do concelho
Autarquia lança marca Gondomar Original Jewellery para setor da ourivesaria e joalharia, que vale 35% da indústria do concelho, emprega 800 pessoas e rende 50 milhões de euros de receitas anuais.
Com o volume de negócios a atingir os 50 milhões de euros e um peso industrial que ascende a 35% na região de Gondomar, a atividade da ourivesaria e joalharia assume tal impacto económico a nível local que a autarquia decidiu lançar uma nova marca para o setor – Gondomar Original Jewellery.
Trata-se de um selo de certificação que, a partir de agora, passa a identificar as peças com origem na região. E em torno da qual a Câmara Municipal de Gondomar, liderada por Marco Martins, quer, numa primeira fase, agregar perto de uma centena do total das 445 empresas de ourivesaria que atuam no concelho, sendo 70% de empresários em nome individual. Mas o objetivo é alargar o projeto às restantes empresas para unir todo o setor na divulgação desta marca, que é lançada a 20 de abril. Segundo o município, este setor emprega cerca de 800 pessoas, o que vale o estatuto de quarto maior empregador no concelho.
“Com a criação deste selo de certificação, pretendemos unir todo o setor da ourivesaria e
joalharia de Gondomar, dando-lhe uma nova identidade, maior modernidade e com isso conseguir mostrar ao mundo aquilo que de melhor fazemos nesta arte secular”, começa por afirmar o autarca socialista.
Este projeto visa “dinamizar e modernizar esta atividade, tendo em conta a sua importância para a região, assim como para todos os seus intervenientes, uma vez que se trata do maior centro de ourivesaria em Portugal, concentrando 42% da produção anual nacional“, assinala o município.
Com a criação deste selo de certificação, pretendemos unir todo o setor da ourivesaria e
joalharia de Gondomar, dando-lhe uma nova identidade, maior modernidade e com isso conseguir mostrar ao mundo aquilo que de melhor fazemos nesta arte secular.
A nova imagem desta campanha terá as mãos como símbolo, uma vez que “são as mãos que trabalham e que constroem aquele que é um dos maiores setores de atividade do município”, descreve o autarca. “Com esta campanha pretendemos dar a mão e impulsionar esta área de negócio, dando-lhe a dimensão que ela merece”.
A ourivesaria, joalharia, bijutaria e relojoaria nacionais são cada vez mais exportadas para mercados como Espanha, Hong Kong, Alemanha, Itália, Estados Unidos da América, França e Suíça. “Em termos de volume de exportação estima-se que o setor tenha atingido em 2022 os 60 milhões de euros”, calcula a mesma fonte, descrevendo um setor que tem modernizado os meios de fabrico e que utiliza os meios digitais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gondomar lança marca para o setor da ourivesaria, quarto maior empregador do concelho
{{ noCommentsLabel }}