Ourivesaria portuguesa lança plataforma para brilhar lá fora

"Together We Stand" é a nova campanha de promoção internacional do setor da relojoaria. Retrata um "setor unido e comprometido com a missão de afirmar a joalharia portuguesa no mundo", diz AORP.

A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) vai apresentar esta sexta-feira, na Casa das Artes, no Porto, a nova campanha de promoção internacional do setor, a “Together We Stand”. Esta nova campanha, como o nome indica, reforça uma mensagem de união para fazer face ao contexto pós-pandémico que o país e o mundo estão a enfrentar.

“A nova campanha “Together We Stand” reforça uma mensagem de união e força coletiva, como solução à recuperação da positiva trajetória que o setor vinha a registar nos últimos anos. Esta campanha retrata um setor unido e comprometido com a missão de afirmar a joalharia portuguesa no mundo“, refere, em comunicado, a associação liderada por Nuno Marinho.

Das oficinas tradicionais à indústria inovadora, do design clássico ao contemporâneo, do comércio local aos marketplaces digitais, o setor português da ourivesaria evoluiu. De acordo com a associação esta campanha é uma forma de “inspirar as nossas empresas a verem nessa diversidade a complementaridade que necessitam para fazer crescer os seus negócios, através de sinergias e de plataformas coletivas de partilha e de promoção“, explica o presidente da AORP, Nuno Marinho.

Entre 2015 e 2018, o setor de joalharia e relojoaria registou um crescimento de 17% do volume de negócios e um aumento de 23% nas exportações entre 2015 e 2019, alcançando os 208 milhões de euros no final do ano passado, de acordo com um estudo realizado pela Deloitte Portugal, agora divulgado pela associação. Apesar dos últimos anos terem sido generosos para o setor e da dinâmica positiva registada, as taxas de exportação continuam muito abaixo de mercados como Espanha, França ou Itália.

A AOPR explica que a campanha “Together We Stand” visa “recuperar a trajetória positiva que vinha a registar” e “encontrar novos caminhos e soluções para fazer face ao contexto pós-pandémico”. “A mensagem que queremos passar é de que estamos todos ligados no problema e, por isso, também temos de estar ligados na solução. As associações, o Governo, as empresas, o consumidor, todos têm um papel determinante nesta recuperação. Enquanto Associação que representa o setor temos vindo a criar plataformas de partilha e promoção coletiva, acrescenta Nuno Marinho. Esta nova campanha conta com o apoio do Compete 2020, sendo que está previsto um investimento de três milhões de euros, entre 2020 e 2021, em ações de promoção internacional.

Percebendo este contexto de migração digital e o seu enorme potencial para o negócio e internacionalização das marcas, a AORP decidiu criar uma plataforma coletiva de promoção internacional das marcas portuguesas, com venda online de forma a aproximar a joalharia nacional de vários públicos. A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal vai aproveitar a comunicação da nova campanha “Together We Stand” para anunciar o novo endereço digital da joalharia portuguesa a “Portuguesejewellery.pt”.

“Enquanto Associação que representa o setor temos vindo a criar plataformas de partilha e promoção coletiva, como é exemplo o futuro portal portuguesejewellery.pt, no sentido de identificar novas oportunidades e fortalecer todo o ecossistema, para que ele se possa tornar mais forte e imune às flutuações de mercado que, como vimos, são inevitáveis e por vezes inesperadas”, conclui o presidente da associação, Nuno Marinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ourivesaria portuguesa lança plataforma para brilhar lá fora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião