“Buzz Impulse” debate capital de risco e empreendedorismo na FEP

A indústria de capital de risco e o empreendedorismo vão estar em destaque no BUZZ Impulse da FEP pela mão de vários investidores, para debater estratégias de investimento e tendências de mercado.

Agentes do empreendedorismo e do capital de risco, como Portugal Ventures, Caixa Capital, AGEAS ou Banco Português de Fomento vão, a 20 de abril, levar o seu know-how ao evento BUZZ Impulse, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e da StartUp BUZZ — organização estudantil sediada na Faculdade. Em destaque vão estar estratégias de investimento, tendências de mercado e oportunidades de investimento em startups e diversos negócios.

Este “projeto inovador no panorama universitário nacional”, denominado BUZZ Impulse, pretende ser uma mais-valia para os estudantes ganharem mais conhecimento e novas ferramentas na bagagem. Como vai acontecer num dos pontos altos do dia — a conferência “A Indústria de Capital de Risco em Portugal, a caminho da maturidade?”.

“Espera-se que os oradores compartilhem a sua opinião e visão sobre as regras de alocação de capital, modelos de negócio, gestão de ativos, bem como as expectativas do retorno do investimento, tendo em atenção o atual contexto económico, assim como as expectativas para o setor”, afirma Miguel Sousa, docente da FEP que, a par com professor Pedro Pinheiro, lidera a organização da conferência.

A abertura da conferência está a cargo do diretor da FEP, Óscar Afonso, e do presidente da Associação Portuguesa de Capital de Risco, Luís Santos Carvalho. Desde startups e scaleups em diferentes fases de desenvolvimento, passando por empreendedores até investidores de risco que apresentam “uma visão diferenciadora do mundo dos investimentos”, muitos são os agentes que vão participar nesta iniciativa.

Espera-se que os oradores compartilhem a sua opinião e visão sobre as regras de alocação de capital, modelos de negócio, gestão de ativos, bem como as expectativas do retorno do investimento, tendo em atenção o atual contexto económico, assim como as expectativas para o setor.

Miguel Sousa

Professor da Faculdade de Economia do Porto (FEP)

Pedro Rangel (Caixa Capital), João Miguel Eufrásio (AGEAS), Pedro Magalhães (Banco Português de Fomento), Alexandre Santos (Chamaeleon), Pedro Ramalho Carlos (Shilling), José Guerreiro de Sousa (Armilar), Ricardo Torgal (Indico), Lurdes Gramaxo (Bynd e Investors Portugal) e Rui Ferreira (Portugal Ventures) são alguns dos oradores.

Presentes vão estar ainda Isabel Lima (H Capital), Eduardo Rocha (Vallis), Pedro Silva (Active Cap), Diogo Chalbert (Iberis), Tiago Gonçalves (Explorer) e Martim Avillez Figueiredo (Core Capital).

Um segundo ponto alto do dia é a feira do empreendedorismo, que acontece no átrio principal da FEP, com a participação de 14 startups e incubadoras. “Com esta iniciativa, pretendemos acrescentar valor à sociedade em que estamos inseridos e mostrar todos os agentes que fazem o mundo do empreendedorismo funcionar”, assinala a StartUp BUZZ. A associação pretende ainda “desenvolver os conhecimentos dos participantes e dotá-los de ferramentas que, de outra forma, não estariam ao seu alcance”.

A iniciativa termina com um pitch de ideias de negócio, em fase embrionária, que foram trabalhadas durante várias sessões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Buzz Impulse” debate capital de risco e empreendedorismo na FEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião