Fernando Gomes vence Prémio Carreira da FEP em 2022

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol é distinguido pelo percurso profissional que contribui para “afirmar” a FEP no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), é o vencedor do Prémio Carreira FEP 2022, sucedendo ao ex-governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e ao especialista em fiscalidade e contabilidade, José Pinheiro Pinto.

Na descrição da FEP, esta distinção anual é atribuída a um “diplomado da Faculdade que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão”.

O galardão vai ser entregue a Fernando Gomes no dia 30 de maio, durante a sessão solene do Dia da Faculdade, a este antigo aluno da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), que se licenciou em Economia em 1976 e nos primeiros anos de carreira trabalhou na NCR, no Grupo Amorim e na Sonae.

O profissional enveredou pela área do desporto em 1992, quando se tornou dirigente desportivo, assumindo a gestão do basquetebol no FC Porto e sendo nomeado vice-presidente do clube liderado por Jorge Nuno Pinto da Costa, onde desempenhou várias funções ligadas ao futebol, ao marketing e à gestão financeira.

Participou depois em órgãos internacionais como os Comités das Competições de Clubes da UEFA e da FIFA e o Comité de Gestão da ECA (Associação Ligas Europeias), onde ocupou diferentes cargos durante quinze anos. Foi presidente da Liga de Clubes de Futebol Profissional e vice-presidente da FPF antes de ascender à presidência em dezembro de 2011. Cumpre o terceiro mandato, que termina em 2024.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Atribuído pela primeira vez em 2011, o Prémio Carreira FEP já distinguiu Daniel Bessa, Rui Rio, Elisa Ferreira, Manuel Oliveira Marques (a título póstumo), Miguel Cadilhe, Francisco Olazabal, Fernando Teixeira dos Santos, Ricardo Fonseca, Alberto Teixeira, José Pinheiro Pinto e Carlos Costa.

Na edição de 2022, o júri foi presidido pelo diretor da FEP, José Varejão (sem direito a voto), e composto pela presidente do Conselho de Representantes da FEP, Manuela Aguiar, pelo presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e por vários antigos alunos da faculdade: Elisa Pérez Babo, Fernando Freire de Sousa, Francisca Guedes de Oliveira, José Luís Alvim Marinho e Odete Patrício.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fernando Gomes vence Prémio Carreira da FEP em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião