Óscar Afonso é o novo diretor da Faculdade de Economia do Porto

Professor catedrático da FEP, onde estudou e dá aulas há mais de três décadas, Óscar Afonso sucede a José Manuel Varejão e promete “atitude ambiciosa e inovadora” na escola que tem 3.200 alunos.

Óscar Afonso é o novo diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), na sequência de um processo de recrutamento iniciado há quase dois meses. O professor catedrático sucede a José Manuel Varejão, que atingiu o limite legal de dois mandatos depois de ter substituído João Proença em abril de 2015.

Eleito pelo Conselho de Representantes da Faculdade, Óscar Afonso chega assim à liderança de uma escola onde cumpriu todo o seu percurso académico, à qual está ligado há mais de três décadas e onde dá aulas nos três ciclos de estudos – licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

“A minha maior expectativa é que todos se consigam identificar com as prioridades, objetivos e medidas, de modo que rememos todos para o mesmo lado rumo à excelência. A ambição é conseguir uma FEP colaborativa com o resto da Universidade do Porto e com uma atitude ambiciosa e inovadora capaz de responder permanentemente aos desafios sociais, económicos, ambientais e tecnológicos”, promete Óscar Afonso.

A ambição é conseguir uma FEP colaborativa com o resto da Universidade do Porto e com uma atitude ambiciosa e inovadora capaz de responder permanentemente aos desafios sociais, económicos, ambientais e tecnológicos.

Óscar Afonso

Novo diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Em comunicado, a faculdade, que tem 181 professores, 58 funcionários técnicos e administrativos e quase 3.200 alunos inscritos nas licenciaturas, mestrados e doutoramentos, destaca que o plano de ação para o próximo quadriénio “estrutura-se em torno de três objetivos estratégicos – ensino, investigação e impacto na sociedade – e em dez eixos estratégicos, dos quais fazem parte a internacionalização da escola, a responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e a transformação digital”.

A cerimónia de tomada de posse de Óscar Afonso, perante o Reitor da Universidade do Porto, está agendada para dia 21 de março, às 10h, na Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto.

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto é uma das mais reputadas instituições de ensino superior nestas áreas de estudos, onde se formaram personalidades como os ex-ministros Daniel Bessa, Miguel Cadilhe ou Fernando Teixeira dos Santos, a comissária europeia Elisa Ferreira, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o antigo líder do PSD e autarca da Invicta, Rui Rio, ou o antecessor de Mário Centeno como governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Nos resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2022/2023, divulgados em setembro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a licenciatura de 1.º ciclo em Economia na Universidade do Porto teve a segunda mais alta nota de entrada do país (174,0), apenas abaixo do curso homólogo da Universidade Nova de Lisboa, que disponibilizou menos vagas; e registou mesmo a maior nota a nível nacional em Gestão (180,0).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Óscar Afonso é o novo diretor da Faculdade de Economia do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião