Media

“Entrevista” feita a Schumacher através de IA leva família a equacionar processar revista

Rafael Ascensão,

O piloto alemão não é visto em público desde dezembro de 2013, altura em que sofreu um acidente a fazer esqui nos Alpes franceses, enquanto passava férias com a família.

A família da lenda do automobilismo, Michael Schumacher, está a ponderar apresentar uma ação legal contra uma revista alemã Die Aktuelle devido à “entrevista” que a publicação fez ao piloto, recorrendo a inteligência artificial, avança a Reuters.

Em causa está a última edição revista, em cuja capa surge uma foto de Schumacher a sorrir, acompanhada pelo título “Michael Schumacher, a primeira entrevista” e ainda pela frase “parecia enganadoramente real”.

No interior da revista são reveladas respostas que o piloto poderia ter dado na entrevista e que foram fabricadas com recurso a inteligência artificial.

“A minha vida mudou por completo depois do acidente. Foi um tempo horrível para a minha mulher, para os meus filhos e para toda a minha família” ou “fiquei ferido de tal maneira que permaneci durante meses numa espécie de coma artificial, para que o meu corpo pudesse aguentar”, são frases que se podiam encontrar no conteúdo da entrevista, segundo o Observador. Frases estas que nunca foram realmente ditas por Schumacher.

Imagem: Uited Kiosk

Recorde-se que o piloto alemão não é visto em público desde dezembro de 2013, altura em que sofreu um acidente a fazer esqui nos Alpes franceses, enquanto passava férias com a família. Do acidente resultaram danos cerebrais graves, tendo o Schumacher ficado em estado de coma.

Nove meses depois, a lenda da Ferrari ficou entregue aos cuidados da família. “Privacidade é privacidade, como ele sempre disse. E para mim é muito importante que ele continue a desfrutar o máximo possível da sua vida privada. O Michael sempre nos protegeu, e agora somos nós que protegemos o Michael”, disse a esposa Corinna Schumacher, em 2021, num documentário da Netflix, citada pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.