Brisa apresenta nova identidade e posicionamento estratégico
A Brisa Concessão Rodoviária, empresa que detém as concessões e é responsável pela operação e manutenção da rede, também é abrangida pelo rebranding e passa a chamar-se Brisa Autoestradas.
Antes chamado apenas “Brisa”, além de uma nova denominação, o Grupo Brisa adotou uma nova identidade gráfica, posicionamento estratégico e logótipo. Estas mudanças – que contaram com a criatividade da agência Acne – são realizadas no ano em que a marca completa meio século de existência.
“Grupo Brisa abre caminho” (“Brisa Group Leadinh the way”, em inglês) é o mote do novo posicionamento e um reflexo da ambição de expansão internacional do grupo, revela-se em nota de imprensa.
“A nova identidade gráfica apresenta uma expressão mais moderna e dinâmica. Mantendo o nosso propósito e os nossos valores de que não abdicamos, procurámos uma evolução na continuidade, com um novo logótipo inspirado no antecessor, no qual mantemos as cores e promovemos a aproximação dos quatro elementos que o compõem, que ficam agora ligados entre si, deixando o conjunto de ser plano”, explica Hugo Bento, diretor de marketing estratégico do Grupo Brisa, citado em comunicado.
“Com a passagem do círculo a esfera ou globo, obtemos tridimensionalidade, como resposta à complexidade do tempo em que vivemos. O novo logótipo do Grupo Brisa procura fundamentalmente afirmar de forma simples e empática a sua crescente vocação global, num mundo mais interdependente“, acrescenta.
Segundo Hugo Bento, “este exercício de rebranding do Grupo Brisa vem complementar o trabalho de fundo que foi levado a cabo para nos aproximar cada vez mais dos consumidores e das suas necessidades, enquanto modernizamos as marcas e a sua expressão. O projeto de rebranding das marcas comerciais foi levado a cabo no ano passado, renovando a nossa determinação em oferecer soluções mais inovadoras e eficientes, o que fortalece o nosso compromisso de ser uma referência em serviços e soluções de mobilidade”.
“A esta nova identidade corresponde também um novo logótipo que, respeitando a natureza, a essência e as cores do bonito logótipo que usávamos até agora, pretende expressar a nova ambição de desenvolvimento internacional. De um Grupo Brisa mais global”, refere António Pires de Lima, presidente da comissão executiva do Grupo Brisa, citado em comunicado.
Já por parte da ACNE, a “hot-shop criativa superpowered by Deloitte”, João Carvalho Oliveira, diretor criativo executivo, afirma que “elevar o Grupo Brisa a marca é um recomeço. Cada recomeço precisa de uma forma e de um sentido e o nosso papel passou por ajudar a descobri-los. A forma, o desenho do novo logótipo, procura afirmar a vocação global do grupo. O sentido, a assinatura de marca que criámos, procurar traduzir numa síntese o seu propósito. Esta é a razão pela qual a marca passa a assinar: ‘Grupo Brisa. Abre Caminho’. Acreditamos no poder das ideias para transformar negócios e foi exatamente isso que com a nova marca do Grupo Brisa procurámos fazer”.
A Brisa Concessão Rodoviária, empresa que detém as concessões e é responsável pela operação e manutenção da rede, também é abrangida pelo rebranding e passa a chamar-se Brisa Autoestradas.
No novo organograma, o Grupo Brisa figura como a empresa de topo, estando acima das participadas que ficam alinhadas lado a lado, nomeadamente a Brisa Autoestradas, Via Verde, Controlauto, Colibri e A-to-Be.
O Grupo Brisa conta atualmente com 2867 trabalhadores e é responsável pela operação e manutenção de mais de 1600 quilómetros de autoestrada em Portugal. Tem ainda operações nos Países Baixos e nos Estados Unidos da América.
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