Lisboa concentra mais de um terço das agências de viagens em Portugal
Quase metade das agências de viagens foram constituídas nos últimos cinco anos e localizam-se essencialmente nos distritos de Lisboa, Faro e Porto. Mais de 90% são microempresas.
A maioria das agências de viagens concentra-se essencialmente nos distritos de Lisboa (36%), Faro (14%) e Porto (14%), seguidos de Setúbal (6%) e Madeira (5%), de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pela Iberinform.
Quase metade das agências de viagens (44%) foram constituídas nos últimos cinco anos e 25% nos últimos seis a dez anos. As empresas mais antigas, com 11 a 15 anos, representam 11% e as empresas com 16 a 25 anos ou com mais de 25 anos representam 10%.
Ao nível da dimensão, 91% são microempresas, uma percentagem que sobe para 99% se acrescentarmos também as pequenas empresas.
A pandemia teve um impacto significativo na indústria do turismo — e as agências de viagens não foram exceção. Embora o setor tenha mostrado sinais de recuperação, ao apresentar um crescimento de 55% em 2021, as agências de viagens ainda estão longe dos níveis de negócio praticados em 2019. Devido às restrições de viagens e ao cancelamento de reservas, a diferença de faturação neste período foi de 65%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa concentra mais de um terço das agências de viagens em Portugal
{{ noCommentsLabel }}