Desemprego recua para 6,5% na Zona Euro em março. Portugal mantém-se acima da média

A taxa de desemprego na Zona Euro recuou para 6,5% em março, mas manteve-se inalterada nos 6% na UE. Portugal continua com níveis de desemprego acima da média europeia, registando uma taxa de 6,9%.

A taxa de desemprego na Zona Euro recuou para 6,5% em março, cerca de 0,1 pontos percentuais abaixo dos 6,6% registados em fevereiro. Já a taxa de desemprego na União Europeia (UE) manteve-se inalterada nos 6% em março pelo terceiro mês consecutivo.

Portugal, por sua vez, apresenta uma taxa de desemprego acima da média europeia, com uma taxa de 6,9%, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat. Trata-se da mesma taxa registada fevereiro. No entanto, em termos homólogos, os dados do Eurostat mostram uma subida de 1,1 pontos percentuais face a uma taxa de 5,8% registada em março de 2022.

O gabinete de estatísticas da UE estima que, em março, haviam 12,96 milhões de desempregados na região. Só na Zona Euro, o número de desempregados terá alcançado mais de 11 mil milhões em março. Se a comparação for feita com o mesmo mês do ano passado, o número de desempregados acabou por diminuir em cerca de 353 mil na UE e 365 mil na Zona Euro.

Evolução da taxa de desemprego na UE e Zona Euro:

Numa análise comparativa com os restantes Estados-membros, a República Checa foi o país com a menor taxa de desemprego em março (2,6%), seguida pela Polónia e Alemanha (ambos com 2,8%) e por Malta (2,9%), enquanto Espanha (12,8%), Grécia (10,9%) e Itália (7,8%) apresentaram as maiores taxas.

O gabinete de estatísticas europeu divulgou também dados sobre o desemprego jovem, que mostram que em março deste ano, cerca de 2,76 mil milhões de jovens (com menos de 25 anos) estavam desempregados na UE, dos quais 2,26 mil milhões na Zona Euro. A taxa de desemprego dos jovens foi de 14,3% tanto na UE como na Zona Euro, contra os 14,5% e 14,4%, respetivamente, registados em fevereiro.

Já em termos homólogos, as taxas apuradas em março representam um diminuição de 0,1 pontos percentuais, tanto na UE como na Zona Euro.

Portugal está, mais uma vez, acima da média europeia, com uma taxa de desemprego jovem que se situa nos 19,5%, isto é, um aumento de 0,3 pontos percentuais face a fevereiro, mas menos 0,9 pontos percentuais face ao período homólogo.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego recua para 6,5% na Zona Euro em março. Portugal mantém-se acima da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião