“Quem não arrisca não petisca”

  • Alberto Rui Pereira
  • 3 Maio 2023

Arriscar faz parte da nossa vida e faz parte da vida das marcas que querem inovar e liderar. Se errarmos estamos cá para aprender e fazer melhor. Não ter medo de arriscar e de errar tem de ser o lema.

Lá diz a sabedoria popular e como quase sempre é bem verdade. Também na área do marketing e da publicidade é uma grande verdade, que o tempo e a história se encarregaram de dar mais do que provas e evidências.

Vem este tema a propósito de dois acontecimentos recentes: A estreia do filme “Air”, que nos conta a história da Nike e como apostou tudo em Michael Jordan, se reinventou, criou um produto inovador e teve a coragem de quebrar regras e normas estabelecidas, de arriscar tudo; E a iniciativa dos Young Lions, onde este ano tive o privilégio de ser jurado e de ter a oportunidade de ver jovens sem preconceitos e barreiras, a arriscarem e serem disruptivos com ideias inovadoras e ousadas. Foi a criatividade a fluir no seu estado mais puro.

A inovação e por vezes a disrupção é aquilo que distingue um líder de um seguidor. No atual contexto esta atitude e abordagem é ainda mais pertinente, quando cada vez mais as marcas e os publicitários são confrontados com uma panóplia cada vez maior de touch points e de formas de chegar aos seus potenciais consumidores. A forma como comunicamos a nossa mensagem, a ideia que está na sua génese são hoje absolutamente críticas para romper com o “ruído” e status quo, para chamarmos a atenção de forma relevante, para nos diferenciarmos e criarmos o nosso território de forma clara.

Para que isso aconteça é necessário arriscar. Arriscar faz parte da nossa vida e faz parte da vida das marcas que querem inovar e liderar. Sabemos que o mais cómodo e “seguro” nos dias de hoje, em que a pressão por resultados de curto prazo é avassaladora, é ser adverso ao risco, mas arriscar e surpreender, fazer diferente, é a fórmula para melhor ultrapassar as barreiras de curto prazo e dar o salto qualitativo para o futuro e para o sucesso. Se errarmos estamos cá para aprender e fazer melhor.

Como disse Steve Jobs, temos de estar “dispostos a derrubar muros, construir pontes e atear fogos”.

Os publicitários estarão cá para fazer o que lhes compete pois esse é o seu papel desde que desafiados para isso. O nosso mercado e as nossas marcas precisam dessa atitude, dessa coragem, dessa ousadia e há talento para o fazer; haja vontade. Não ter medo de arriscar e de errar tem de ser o lema.

Termino com mais uma citação de Steve Jobs (um revolucionário que nunca teve medo de arriscar e de romper com o estabelecido): “Mantenham-se insaciáveis, mantenham-se imprevidentes”! É disso que as nossas marcas e profissionais precisam.

  • Alberto Rui Pereira
  • CEO da IPG Mediabrands Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Quem não arrisca não petisca”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião