Kit para produzir sémen de coelho vence concurso de ideias da UTAD

Além do prémio de três mil euros, o projeto RabbitXYSort, com origem na academia transmontana, vai disputar a final nacional do concurso de ideias com mais seis universidades portuguesas.

Patrícia Pinho, investigadora do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi a vencedora do concurso de ideias de negócio INOV@UTAD 2023 com o projeto RabbitXYSort, que consiste na reprodução de coelhos de forma mais sustentável e ética.

A ideia passa por desenvolver um kit de sexagem de sémen de coelho para aplicação na indústria da produção animal, onde se verifica uma preferência pelos machos. “A existência de animais de sexo indesejado nesta indústria leva a que sejam frequentemente abatidos de forma precoce para minimizar as perdas financeiras. Por isso, este kit pretende responder ao desafio societal de produzir alimentos de forma mais sustentável, consciente e ética, promovendo o bem-estar animal e uma maior rentabilidade financeira das explorações”, explica a promotora do projeto, Patrícia Pinho, citada em comunicado.

Em Portugal, existem mais de 200 produtores de coelhos e a condição biológica desta espécie dita uma probabilidade de 50% de machos e fêmeas em ninhadas de oito. “Este kit permitirá a obtenção de doses de sémen para inseminação enriquecidas em espermatozoides X ou Y. Assim, as ninhadas poderiam vir a apresentar uma maior proporção de animais do sexo desejado, trazendo benefícios económicos, ambientais e ao nível do bem-estar animal”, explica a investigadora da UTAD.

Patrícia Pinho, vencedora do concurso de ideias de negócio INOV@UTAD 2023UTAD

Além do prémio monetário de três mil euros, o projeto “RabbitXYSort” vai estar na final nacional do concurso de ideias do UI-CAN, que se realiza a 6 de junho em Aveiro, juntamente com os vencedores de outras seis universidades (Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Minho, Porto), que integram o consórcio Universidades como Interface para o Empreendedorismo (UI-CAN). O projeto é cofinanciado através do Compete 2020.

À edição deste ano do INOV@UTAD 2023 concorreram onze ideias de negócio, mas só três projetos é que foram distinguidos. O segundo prémio, no valor de 1.500 euros, foi atribuído ao projeto “Pimenta do Vinhedo” e o terceiro, no valor de 500 euros, foi atribuído ao “Vet Before Pet”. O projeto “Maturo” recebeu uma menção honrosa do projeto mais inovador.

O INOV@UTAD é um concurso de ideias de negócio, organizado pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento (CIDE) da UTAD, que promove o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras em áreas como o conhecimento, a investigação e as novas tecnologias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kit para produzir sémen de coelho vence concurso de ideias da UTAD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião