+M

Saraiva+Associados lança podcast com criatividade da Deadinbeirute

Rafael Ascensão,

O primeiro episódio junta Carlos Moedas (CM Lisboa) e Maria Flor Pedroso (jornalista). A criatividade e produção é da Deadinbeirute.

“Unlocker” é o nome do novo podcast lançado pela Saraiva+Associados (S+A) – através da sua academia S+Academy – que pretende promover “a partilha de conhecimento sobre a transformação das cidades, a sustentabilidade, as tendências económicas, sociais e culturais“. O estúdio Deadinbeirute é o responsável pelo branding, naming e produção do podcast.

Miguel Saraiva, fundador e CEO da Saraiva+Associados, explica que a S+Academy nasceu da sua “inquietação perante os desafios que se colocam aos profissionais da Saraiva+Associados, hoje e no futuro” e que no ano passado “decidimos criar uma nova plataforma para desenvolver talento e competências que respondam eficazmente às transformações sociais, económicas e tecnológicas”.

“Este ano, para desenvolver ainda mais as soluções da nossa academia, surgiu a ideia de lançarmos também um podcast. O Unlocker pretende acolher figuras do mundo profissional para uma partilha de conhecimento com a sociedade, num ponto de encontro do pensamento disruptivo que estimula a nossa cultura de inovação”, acrescenta.

“Unlocker” vai lançar um novo episódio mensalmente, nos quais conta com convidados a cada episódio para “conversar e apresentar as suas visões sobre temas que ligam diferentes áreas do conhecimento, num debate de ideias, de forma clara, inusitada e transversal”.

O primeiro episódio – já disponível no Spotify, Google Podcasts e YouTube – conta com a participação de Carlos Moedas (presidente da Câmara Municipal de Lisboa) e de Maria Flor Pedroso (jornalista) para debater a “sustentabilidade urbana de Lisboa e a urgência na criação de condições para manter e atrair residentes que dão vida a uma das capitais mais apetecíveis da Europa”.

Francisco Horta e Costa (managing director da CBRE) e Joaquim Montezuma de Carvalho (professor do ISEG), Rui Pereira (cofundador e vice-presidente da Outsystems), Miguel Saraiva (fundador e CEO da S+A), Bárbara Coutinho (diretora do MUDE e professora no curso de arquitetura do Instituto Superior Técnico), Henrique Cayatte (designer e managing partner S+A Concept Design), Tiago Sigorelho (fundador do Gerador), Joana Sousa Monteiro (diretora do Museu de Lisboa), José Pereira (diretor de TI, Segurança e Transformação Digital da NOESIS) e Luís Barros (arquiteto e administrador da S+A) são outros dos convidados.

“A definição do painel de convidados, que conversam sem moderador sobre assuntos relacionados com a transformação das cidades, a sustentabilidade, as tendências económicas, sociais e culturais ligadas à arquitetura, ao design e ao planeamento urbano, teve como objetivo apresentar as suas visões práticas e efetivas partindo sempre da experiência de cada um. Criámos um podcast sem moderador, porque acreditamos que quando dois convidados conversam sem moderação, trocando ideias – muitas vezes próximas, mas também antagónicas –, a química que existe entre os mesmos é mais clara e o debate flui mais facilmente. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, explica, em comunicado, João Estopa, responsável pela S+Academy.

Segundo Marko Rosalline, fundador e diretor criativo da Deadinbeirute, o Unlocker é “um projeto que se afasta do nosso core“, sendo que a empresa desenvolveu o branding e a comunicação mas encarou como um “desafio” defini-lo em termos audiovisuais e acompanhar a sua produção “porque saímos da nossa zona de conforto”.

No entanto, reconheço que assenta que nem uma luva naquilo que acreditamos: a verdade das marcas e o impacto que têm na sociedade. Na Deadinbeirute gostamos de correr riscos e acreditamos que este é o primeiro de muitos podcasts que iremos produzir. Na verdade, estamos já a planear junto da equipa da S+A a segunda série do Unlocker”, diz Marko Rosalline, citado em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.