Pessoas +M

Nelson Ribeiro integra organização internacional de análise e combate à desinformação

Rafael Ascensão,

Nelson Ribeiro diz integrar a IPIE com um "elevado sentido de responsabilidade", numa altura em que a desinformação é "um dos principais problemas que o mundo enfrenta".

A recém-lançada IPIE (International Panel on the Information Environment) – plataforma internacional de investigação e estudos para o combate à desinformação – conta com Nelson Ribeiro, professor e diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, entre os seus elementos.

O IPIE foi criado no âmbito do Prémio Nobel 2021 e organizado, de forma independente, por investigadores de diferentes nacionalidades. Nelson Ribeiro é, até ao momento, o único português a fazer parte da organização como membro fundador.

O diretor da FCH-Católica, citado em comunicado, diz que “é com um elevado sentido de responsabilidade que integro o novo painel IPIE, numa altura em que é claro que a desinformação é um dos principais problemas que o mundo enfrenta nos dias de hoje”.

“Ao longo da história a manipulação da informação serviu para justificar atrocidades e criar narrativas que contribuem para o fim de regimes, para colocar pessoas em risco e para propagar o ódio e incitar à guerra. Urge estudar e limitar a circulação de desinformação online, numa altura em que a ameaça é crescente dada a capacidade, quase ilimitada, de criação de informação falsa por sistemas de inteligência artificial“, acrescenta o até 2013 diretor de programas da Rádio Renascença.

Nelson Ribeiro, diretor da FCH-Católica.

O IPIE “reúne um conjunto alargado de investigadores de todo o mundo, num esforço científico alargado, dedicado a analisar sistemas de manipulação de informação, fornecer avaliações neutras sobre a condição do ambiente de informação global e avaliar as melhores soluções políticas para abordar ameaças à desinformação“, explica-se em nota de imprensa.

“As diferentes e complexas crises que enfrentamos, como resultado da manipulação massiva da informação a nível mundial, é um problema global que está a custar milhares de milhões de dólares e milhões de vidas, pois agrava problemas sociais existentes, degrada a vida pública, paralisa as iniciativas humanitárias e impede o progresso”, refere, citado em comunicado, Sheldon Himelfarb, cofundador do IPIE e diretor executivo do Secretariado da organização.

Himelfarb acrescenta ainda que o trabalho da organização, baseado na ciência, passará por, “equipar os responsáveis políticos com conhecimento concreto, que é necessário para neutralizar as fontes de desinformação e a ameaça que a manipulação generalizada da informação representa“.

Doutorado em Media and Culture Studies pela Universidade de Lincoln, Nelson Ribeiro é diretor da FCH-Católica e coordenador da Área Científica em Ciências da Comunicação. É presidente da secção de História da Comunicação da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) desde 2016.

As suas principais áreas de investigação são a desinformação, história dos media e da propaganda e estudos do jornalismo tendo, em 2022, sido premiado com uma fellowship da Universidade de Stanford de forma a poder desenvolver a sua investigação sobre a propaganda transnacional durante a Guerra Fria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.