Dez escolas disputam concurso de ideias para a transição energética

Prova organizada pela Fundação Galp contou este ano com um total de 65 candidaturas. Escola vencedora terá financiamento de 20 mil euros para a instalação de painéis fotovoltaicos.

Um total de dez escolas, localizadas de norte a sul do país, estão entre as finalistas do prémio nacional Energy Up, organizado pela Fundação Galp e apresentado como o maior concurso de ideias para a transição energética nas escolas. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de maio no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

A escola vencedora irá receber 20 mil euros para a instalação de painéis fotovoltaicos da Galp Solar, que permitem uma poupança de até mil euros na fatura energética mensal. A somar a este prémio, os melhores projetos em cada ciclo serão distinguidos com mil euros em cheque educação.

Entre as dez finalistas apuradas, encontram-se escolas de todos os ciclos de ensino dos distritos do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro: Instituto Duarte Lemos (Águeda, Aveiro), Escola Básica 1 de Sargento Mor (Coimbra), Escola E.B. da Conceição (Faro), Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha, Leiria), Escola Técnica Empresarial do Oeste (Caldas da Rainha, Leiria), Centro de Educação e Formação Pina Manique (Lisboa), Casa Pia de Lisboa – Centro Educação e Formação Nossa Senhora da Conceição (Lisboa), Escola Básica do Olival Queimado (Alcácer do Sal, Setúbal), Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo, Setúbal) e Escola Básica Aver-O-Mar (Póvoa do Varzim, Porto).

A edição 2023 contou com um total de 65 candidaturas, de norte a sul, do continente e das ilhas, que foram avaliadas por um painel de jurados composto, entre outros, por representantes dos parceiros institucionais do prémio: ADENE, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Educação e Direção Geral de Energia e Geologia.

No ano passado, a Escola Básica 2/3 Francisco Manuel de Melo, na Amadora, foi a vencedora do Prémio Energy Up conquistando o júri com um plano de negócios para uma empresa sustentável em 2050. Um ano antes, em 2021, foi o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré a ficar em primeiro lugar com um projeto de mobilidade sustentável para a comunidade.

Escola Básica 2/3 Francisco Manuel de Melo, na Amadora, foi a vencedora do Prémio Energy Up 2022Energy Up

O Prémio Energy Up é uma das bandeiras do projeto educativo Future Up, através do qual a Fundação Galp mobiliza professores e alunos para uma transição energética justa, solidária e inclusiva. Desde 2010, os projetos educativos da Fundação Galp chegaram a 2,2 milhões de alunos e professores em mais de 20 mil escolas portuguesas, num total de 5.200 aulas sobre transição e eficiência energética dadas por 600 voluntários Galp.

O Future Up é uma medida financiada no âmbito do plano de promoção da eficiência no consumo de energia, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dez escolas disputam concurso de ideias para a transição energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião