Financiamento das administrações públicas baixa seis mil milhões de euros

  • ECO
  • 25 Maio 2023

As administrações públicas continuam a utilizar parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia, que não diretamente a sua atividade.

As administrações públicas continuam a reduzir os seus níveis de financiamento. De acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, o financiamento das administrações públicas alcançou um valor negativo de seis mil milhões de euros em março.

Este valor compara com um valor negativo de 200 milhões de euros registados em igual período do ano passado.

Fonte: Banco de Portugal.

“Um financiamento líquido negativo indica que as aquisições líquidas de ativos financeiros pelas administrações públicas foram superiores às emissões deduzidas de amortizações dos passivos”, refere o Banco de Portugal. Isto significa que, em março, como também ao longo do primeiro trimestre do ano, as administrações públicas utilizaram parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia.

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal revelam ainda que o financiamento concedido às administrações públicas pelos bancos e pelo exterior foi negativo em 8,9 mil milhões de euros e em 3,9 mil milhões de euros, respetivamente.

“Em contrapartida, os restantes setores da economia financiaram as administrações públicas em 6,8 mil milhões de euros, sobretudo pelo investimento líquido das famílias em certificados de aforro e do Tesouro (7,2 mil milhões de euros)”, nota o documento do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Financiamento das administrações públicas baixa seis mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião