“When it comes to politics, TV is still king”

  • Luís Mergulhão
  • 26 Maio 2023

Os Media e a integração de IA nos seus processos e “Aggregated content and clickbait, that’s not journalism”. As sugestões de leitura, e reflexão, para o fim-de-semana.

Esta semana era aguardado com muita atenção e expectativa o lançamento da candidatura do Governador da Flórida, Ron DeSantis, para as Primárias do Partido Republicano norte-americano. Atentos, tantos os mais próximos do anterior Presidente, Donald Trump, como os analistas do lado do Partido Democrático, à candidatura de quem já que se tinha constituído como a alternativa mais credível do lado Republicano para disputar a liderança de Trump nas intenções de votos dos eleitores norte-amaricanos. Pensada a campanha para ser moderna e dirigida a um público dos “pós-Media”, elegeu o Twitter como a sua plataforma de lançamento, com uma cobertura live naquela plataforma, e contando com um elenco de apoiantes ou protagonistas reconhecidos, de entre os quais se encontrava o próprio Elon Musk. O “crash” do Twitter Space que ocorreu, mesmo que recuperado mais tarde nesse e noutros espaços na internet, veio mostrar o que a Verge, no seu artigo de ontem aponta de uma forma clara: “So instead, let’s talk about the thing the Twitter Space made obvious: when it comes to politics, TV is still king.”. Para o demonstrar, comparando com os 600 mil usuários que se ligaram àquele Twitter Space antes deste quebrar a ligação de vídeo, o CNN Town Hall onde Trump esteve poucas semanas antes conseguiu 3,3 milhões de espetadores. Nada é sempre tão linear!

Mas as questões, dúvidas, receios e esperanças associadas aos temas da Inteligência Artificial continuaram esta semana a ditar a agenda mediática no que diz respeito aos próprios Media, ultrapassando mesmo as relacionadas com as ameaças que consideram vir das plataformas de redes sociais. Ainda esta semana o prestigiado Washington Post tornava público um comunicado cujo título não poderia ser mais expressivo: “Announcement from Publisher and CEO Fred Ryan on The Post’s next steps in AI innovation”. E concretizava: “We are excited to announce another important step to harness the power of generative AI at The Post. To navigate the opportunities ahead, we are establishing two cross-functional teams to drive innovation with this exciting technology – the AI Taskforce and the AI Hub.” É redutor dizer-se que por detrás destes e doutros anúncios se encontra apenas o desiderato de corte de custos ou campanhas de Marketing para associar os Media ao que “de mais moderno” surge, por isso valerá a pena refletir.

As dificuldades do lançamento do news site “The Messenger”, no seu modelo de edição e de negócio vieram ao de cima, logo passado poucos dias da sua abertura on-line, com um detalhado acompanhamento de muitos media norte-americanos, de entre os quais o New York Times. Um resumo dessas dificuldades pode ser lido no (quase sempre) cético, mas respeitado “DailyBeast, onde se dá conta que a pressão para “aggregated content and clickbait” é enorme nos Media, mas que para um dos jornalistas envolvidos “that’s not journalism”. Cá, como noutros países, a pressão existe, e é uma realidade com a qual se tem de lidar.

Boas reflexões de fim-de-semana!

  • Luís Mergulhão
  • Presidente & CEO Omnicom MediaGroup Portugal

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