Media

Octávio Ribeiro e Luís Santana lideram MBO à Cofina

Carla Borges Ferreira, António Costa,

O +M/ECO sabe que os dois responsáveis estão em contactos com investidores para levantar cerca de 30 milhões de euros, valor que lhes permitirá formalizar a proposta.

O antigo diretor do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro, e Luís Santana, administrador da Cofina, estarão a preparar uma operação de management buy out (MBO) para garantir o controlo acionista do grupo dono do Correio da Manhã e da CMTV, Record, Jornal de Negócios e Sábado.

O +M/ECO sabe que os dois responsáveis estão em contactos com investidores para levantar cerca de 30 milhões de euros, valor que lhes permitirá formalizar a proposta. A este investimento soma-se a permanência com posições minoritárias dos atuais acionistas, nomeadamente Paulo Fernandes, João Borges de Oliveira, Domingos Vieira de Matos e Pedro Borges de Oliveira, e ainda financiamento bancário. O valor do negócio deve rondar os 70 milhões de euros, um valor de referência para o negócio com a Media Capital.

A Cofina, recorde-se, teve um resultado líquido de 10,451 milhões de euros, um EBITDA operacional de 13,6 milhões de euros e um EBITDA de 8,9 milhões de euros. Os investidores alinhados nesta operação não são ainda conhecidos. O +M/ECO sabe que o grupo não estará fechado e, entre os investidores, poderá estar um agente desportivo, cujo nome não foi possível identificar.

A liderança da equipa editorial, comercial e de marketing já terá sido informada da operação, mas ainda não estará envolvida no no processo, que pode conhecer desenvolvimentos esta semana.

A notícia de um management buyout foi avançada esta segunda-feira pelo Jornal Económico, dando conta de que a concretizar-se o grupo passará a ser detido pelos seus principais quadros, no que é apelidado de um aparente regresso às origens, quando o Correio da Manhã foi fundado por Vítor Direito e Carlos Barbosa.

Ao que sabe o +M, ainda não foi apresentada uma proposta formal. Na última semana terá sido comunicado à Media Capital o fim das conversas sobre uma eventual venda do grupo a Mário Ferreira, tendo a Cofina informado que estariam em curso conversas para uma solução interna.

Contactada pelo +M, a Cofina, cotada em bolsa, não comenta a existência desta operação. Não foi possível obter também comentários de Luís Santana e Octávio Ribeiro. Octávio Ribeiro, recorde-se, foi publisher da Cofina e diretor-geral editorial do Correio da Manhã e da CMTV, e deixou o grupo há dois anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.