Negócios +M

Remorso após compra deixa 75% das pessoas ‘pelo menos um pouco chateadas’, revela estudo

Rafael Ascensão,

53% referem que fazer uma comparação de preços pode ajudar a evitar o sentimento de remorso, enquanto 47% dizem que se sentiam com remorsos ao procurar pelos produtos.

O sentimento de remorso após uma compra afeta várias pessoas, sendo que 75% dizem que este remorso as faz sentir “pelo menos um pouco chateadas”. Quarenta por cento dizem mesmo sentir culpa durante um período que vai até a uma semana. As conclusões são de um estudo recente da Google e da Ipsos que inquiriu 1358 adultos norte-americanos.

Dois em cada cinco dos inquiridos afirmam ter-se arrependido depois de terem comprado algo em desconto, sendo que a razão do arrependimento entre maioria (62%) destes prende-se com o facto de não precisarem realmente do produto em questão.

Entre as outras razões para o sentimento de remorso, os inquiridos apontaram compras por impulso (42%), já ter demasiadas coisas (34%), ter encontrado depois o mesmo produto com um preço mais baixo (19%), não terem procurado tanto quanto deviam (17%) e não se terem incomodado em fazer comparação de preços com outras lojas (13%).

Mais de metade dos inquiridos apontou mesmo que já lhes aconteceu mais do que uma vez comprar um produto em desconto para depois mais tarde o encontrarem a um preço inferior noutro local.

Embora 53% refiram que fazer uma comparação de preços pode ajudar a evitar o sentimento de remorso, os restantes 47% dos inquiridos dizem sentir-se com remorsos ao procurar pelos produtos.

O estudo aponta ainda que 43% dos inquiridos procuram por ofertas quando faz compras online, sendo que poucos encaram um desconto de 10% como um bom negócio. Já quando se trata de um desconto entre 10% e 29% ou entre 30% e 49%, este é efetivamente visto como um bom negócio pela maioria dos inquiridos.

Entre as conclusões aponta-se ainda o facto de que 49% dos inquiridos admitem esperar um mês ou mais para fazer a compra de um produto não essencial, caso saibam que o conseguem comprar por um preço mais barato. Entre estas, 18% espera até às compras de final de ano para realizar a compra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.