VIC Properties aposta em programa cultural para animar Marvila
O objetivo passa por oferecer "inúmeros momentos culturais ao longo do verão a todos os que visitem o emblemático projeto assinado pelo Prémio Pritzker Renzo Piano".
SO!PRATA é o nome do novo programa cultural apresentado pela Vic Properties, que decorre entre 15 de julho e 30 de setembro e que irá “fomentar ainda mais o desenvolvimento artístico da freguesia de Marvila, em Lisboa”.
De entrada livre, o evento que assenta “nos valores de vizinhança, comunidade, acolhimento e encontro” tem lugar no Prata Riverside Village. O objetivo passa por oferecer “inúmeros momentos culturais ao longo do verão a todos os que visitem o emblemático projeto assinado pelo Prémio Pritzker Renzo Piano”, refere-se em nota de imprensa.
“O SO!PRATA é a mais recente iniciativa da VIC Properties na promoção de diferentes expressões de arte e cultura, já que ao longo dos últimos anos o Prata Riverside Village e o seu espaço envolvente têm dado visibilidade ao trabalho de inúmeros artistas”, afirma Luís Gamboa, Chief Operating Officer da VIC Properties, citado em comunicado.
No dia 15 de julho, o novo roteiro cultural inaugura assim, em parceria com o coletivo Cultural Affairs, o projeto SO!PLAY, um Art Play Park com obras artísticas efémeras e que conta com Catarina Glam, Pitanga, Maria Imaginário e ±MaisMenos± entre os artistas convidados.
Também no mesmo dia, para assinalar a inauguração do SO!PRATA, o Prata Riverside Village recebe o SO!PARTY que, entre as 15h00 e as 20h00, oferece vários momentos culturais, como um projeto de serigrafia ao vivo (onde toda a família é convidada a experimentar esta técnica e a ficar com um exemplar), Quadros de Rua (pequenos espetáculos de música, poesia, teatro e performance), Circo Contemporâneo ou DJ Sets.
As atividades decorrem em vários espaços do Prata Riverside Village. Na Praça Central do empreendimento decorre em simultâneo um mercado, onde marcam presença várias ativações dos espaços comerciais que abriram as suas lojas no Prata Riverside Village, bem como Food Trucks.
Nos dias 26 de agosto e 2 e 9 de setembro acontece o SO!BEACH, no Parque Ribeirinho Oriente, naquele que é um evento pautado pela presença de DJs e a projeção de obras artísticas.
Luís Gamboa garante que as iniciativas agora anunciadas “serão apenas as primeiras”, sendo que o objetivo é que “o SO!PRATA potencie de forma regular diversas atividades ligadas à cultura, afirmando-se como uma marca inovadora no panorama artístico português”.
No dia 17 de julho, o espaço irá ainda receber uma vez mais o evento Over & Out Underground, que dá a conhecer o talento dos alunos de artes visuais, design, produção de moda e fotografia da Universidade Lusófona.
“Além disso, e fruto do protocolo assinado em junho de 2020 com a Plataforma P’la Arte, a VIC Properties continua a ceder espaços comerciais do Prata Riverside Village para artistas instalarem os seus ateliês de trabalho. Da mesma forma, e desde maio de 2021, o Mercado P’la Arte realiza-se no primeiro sábado de cada mês no parque de estacionamento do Prata Riverside Village. Antes, o Prata já tinha recebido o desfile do Concurso Sangue Novo da Moda Lisboa, assim como as exposições ‘O Eterno Provisório’, do artista angolano Suekí, e F+S+T=X, dos artistas Fernão Cruz, Sara Mealha e Thomas Langley”, refere-se ainda em nota de imprensa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.