Google está a desenvolver ferramentas de IA para jornalistas
A Google já terá feito demonstrações destas ferramentas ao The Washington Post, à News Corp (dona do The Wall Street Journal) e ao The New York Times.
A Google está a explorar o uso de ferramentas de inteligência artificial na escrita de notícias, encontrando-se em negociações com meios de comunicação para que coloquem estas ferramentas ao alcance dos jornalistas, revela a Reuters, citando um porta-voz da tecnológica.
Segundo terá explicado a Google, estas ferramentas poderão ajudar os jornalistas sugerindo diferentes opções de manchetes ou estilos de escrita, de uma forma que “aumente o seu trabalho e produtividade”.
“Em parceria com meios de comunicação, especialmente meios mais pequenos, estamos no início da exploração de ideias que potencialmente poderão fornecer ferramentas de inteligência artificial para ajudar os jornalistas no seu trabalho”, afirmou Jenn Crider, porta-voz do Google, citado pelo The New York Times.
“Estas ferramentas não pretendem, e não podem, simplesmente substituir o papel essencial que os jornalistas têm em noticiar, criar e verificar os factos dos seus artigos“, disse o porta-voz, citado pela Reuters.
O referido porta-voz não adiantou quais os meios de comunicação envolvidos nas negociações, contudo o The New York Times adianta que a Google fez demonstrações ao The Washington Post, à News Corp (detentora do The Wall Street Journal) e que também já assistiu à demonstração.
Segundo o jornal, alguns dos executivos a quem foi apresentada a ideia e que pediram para não ser identificados encararam-na como “inquietante”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.