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Air France – KLM contrata consultora de comunicação LLYC para corrida à TAP

André Veríssimo,

O grupo franco-neerlandês contratou a consultora de comunicação sedeada em Espanha, numa demonstração do seu interesse na reprivatização da transportadora aérea portuguesa.

Os interessados na TAP continuam a reunir armas para a corrida à reprivatização da companhia aérea. A Air France – KLM contratou nas últimas semanas a consultora de comunicação LLYC para a assessorar na corrida à reprivatização da TAP.

O CEO do grupo neerlandês, Ben Smith, tinha afirmado na conferência de apresentação de resultados do segundo trimestre, no final de julho, que já tinham sido contratados consultores jurídicos e financeiros, sem revelar quais. “Estamos a andar nessas duas frentes como se quiséssemos participar e fazer uma oferta, para não estarmos a começar do zero quando o processo arrancar”, justificou.

Agora tem também já um consultor de comunicação para a corrida à venda parcial da participação do Estado na TAP. A LLYC, que tem sede em Espanha e está presente em 12 países, irá trabalhar especificamente a reprivatização. A Air France – KLM irá continuar a trabalhar com a Pedro Salazar PR nos restantes assuntos.

O valor oferecido pelos interessados irá pesar na decisão do Governo, mas tratando-se de um tema com tanto peso na opinião pública, esta será também uma frente decisiva. O grupo IAG, dono da British Airways e da Iberia, também já avançou para a contratação da consultora Cunha Vaz & Associados, como avançou o ECO em abril. O escritório de advogados Vieira de Almeida foi o escolhido para o apoio jurídico.

Ben Smith reiterou no final de julho o interesse na TAP. “Do ponto de vista estratégico gostamos da TAP. Gostamos das rotas adicionais que a TAP teria para o grupo. Estamos a ver como o processo se desenrola e, quando abrir, dependendo das condições, decidiremos se entramos no processo formal”, afirmou.

Neste momento decorre o processo de avaliação da companhia aérea portuguesa, atribuído pela Parpública à consultora EY e ao Banco Finantia. Uma vez terminado, o Governo irá aprovar o decreto-lei de reprivatização com as condições da operação. O que o ministro das Finanças apontou para setembro.

Só depois disso acontecer é que os interessados decidirão se avançam ou não com uma oferta. Além da Air France – KLM e do grupo IAG, também a Lufthansa já afirmou que a TAP é um alvo apetecível. A reprivatização foi um dos temas abordados no encontro entre o chanceler alemão Olaf Scholz e António Costa, em Lisboa, com o chefe do Governo alemão a sublinhar a complementaridade estratégica das duas companhias.

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