Seniores representam apenas 4% das pessoas em anúncios
Quando apresentados em anúncios, 65% dos seniores apareceram em ambientes familiar e doméstico, e menos de 1% foram incluídos em anúncios que os colocavam em ambientes profissionais ou de liderança.
As pessoas com mais de 60 anos representam apenas 4% do total de protagonistas de anúncios, revela um estudo da CreativeX, que analisou 126 mil anúncios a nível global, que traduz um investimento publicitário de 124 milhões de dólares (cerca de 114,6 milhões de euros).
Embora este grupo demográfico represente cerca de 25% do poder de compra global, apenas 3% dos orçamentos para media digital são atribuídos a anúncios que apresentam este setor da população, refere-se ainda no estudo.
Quando apresentados em anúncios, 65% dos seniores apareceram em ambientes familiares e domésticos, e menos de 1% foram incluídos em anúncios que os colocavam em ambientes profissionais ou de liderança, isto apesar a idade de reforma estar a aumentar.
Num estudo anterior, também da CreativeX, analisou-se que as mulheres eram sub-representadas na publicidade em geral, fator que se agravava entre as mulheres de idades mais avançadas. Na verdade, as mulheres com mais de 60 anos representavam apenas 2% do total de pessoas que apareciam em anúncios, averiguou-se.
Por outro lado, 10% das mulheres entre os 26 e os 59 anos foram apresentadas em anúncios em situações profissionais ou de liderança, número que caiu para 1% entre as mulheres acima dos 60 anos.
“Os anúncios de hoje em dia continuam a retratar uma imagem da nossa sociedade que não é representativa, ou inclusiva, daquilo que vemos no mundo real”, refere Anastasia Leng, fundadora e CEO da CreativeX, citada pelo Media Post, acrescentando que a capacidade de analisar estas práticas em escala representa um primeiro passo para a implementação de campanhas mais inclusivas.
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