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Investimento publicitário global pode atingir um bilião de dólares em 2024, diz a Warc

Rafael Ascensão,

Prevê-se que as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, os Jogos Olímpicos e o Campeonato Europeu de Futebol - grandes eventos em 2024 - estimulem o crescimento do mercado publicitário.

O investimento publicitário a nível global deve crescer este ano 4,4%, para 963,5 mil milhões de dólares e 8,2% para mais de um bilião de dólares em 2024, prevê a Warc Media. 2024 pode assim tornar-se o primeiro ano em que o investimento em publicidade alcança a marca de um bilião de dólares.

Mais de metade deste investimento global (51,9%), no entanto, será assumido por cinco grandes empresas tecnológicas: Alibaba, Alphabet (dona do Google e do YouTube), Amazon, ByteDance (dona do TikTok e Douyin) e Meta (dona do Facebook e Instagram). É esperado também que estas cinco empresas vejam a sua receita publicitária aumentar 9,1% este ano e 10,7% em 2024.

“As altas taxas de juro, uma inflação em espiral, os conflitos militares e os desastres naturais, criaram um cocktail amargo ao longo dos últimos 12 meses, mas os últimos tempos mostraram que o mercado publicitário resistiu à turbulência e vai deixar esse período difícil para trás”, afirma James McDonald, data, intelligence & forecasting director da WARC.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, os Jogos Olímpicos e o Campeonato Europeu de Futebol – grandes eventos que decorrem em 2024 – devem ajudar a estimular este crescimento, refere o estudo.

Entre os diferentes canais, as redes sociais serão o meio que apresentará um maior crescimento, com o investimento a aumentar para um total de 227,2 mil milhões de dólares (cerca de 210,3 mil milhões de euros) no próximo ano, o que representa cerca de um quinto (21,8%) do gasto total. A Meta deve ficar com 64,4% desta quantia.

O retail media também se encontra entre os canais de publicidade que vão apresentar um maior crescimento, segundo a Warc, num aumento de 10,2% este ano e 10,5% em 2024, para um total de 141,7 mil milhões de dólares (cerca de 131,2 mil milhões de euros) – 13,6% do total do investimento. Neste campo, a Amazon deve representar 37,2% do investimento.

Já a connected tv deve crescer 11,4% este ano e 12,1% no próximo ano, atingindo um total de 33 mil milhões de dólares (cerca de 30,5 mil milhões de euros), recolhendo assim 3,2% do total do investimento. No entanto, em termos de televisão linear, deve ocorrer uma redução de 5,4%, o que não impede que este continue a representar 15% do mercado, recolhendo um investimento de 163 mil milhões de dólares (cerca de 150,9 mil milhões de euros) em 2024.

Entre os diversos setores, o que mais deve crescer até 2024 em termos de investimento em publicidade é o de serviços financeiros (11,5%), seguido pelo setor de tecnologia e eletrónica (11,3%) e de farmácia e cuidados de saúde (11%).

Já em termos geográficos, na Europa, o investimento publicitário deve crescer 0,6% este ano e 3,6% em 2024. O Reino Unido, que é o maior mercado publicitário no continente europeu, deve registar no entanto uma queda de 1% este ano.

Para os Estados Unidos da América, que representam 31,3% do investimento global, está previsto um crescimento de 2,2% para este ano e de 7,6% para 2024, pelo que o investimento publicitário nos EUA deve atingir os 326,7 mil milhões de dólares (cerca de 302,4 mil milhões de euros) em 2024.

O Médio Oriente é das regiões com menos investimento (apenas 0,7% dos gastos globais), embora seja previsível, segundo a Warc, um crescimento de 10% em 2023 e de 6,2% em 2024. A região do sul da Ásia também deve apresentar um rápido crescimento, de 8,9% este ano e de 12,1% em 2024, impulsionado em grande parte pelo mercado indiano, refere o estudo. Espera-se que, em 2024, este mercado atinja os 13,7 mil milhões de dólares (cerca de 12,6 mil milhões de euros) de investimento publicitário.

Já o continente africano está a enfrentar um ano difícil, refere a Warc, adiantando que em 2023 o investimento publicitário deve descer 11,6%. No entanto, está previsto que este continente regresse a um crescimento no investimento em 2024, principalmente graças à África do Sul, onde o mercado publicitário deve crescer 6,1%.

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