Zippy promove a autonomia das crianças em nova campanha
Segundo Filipa Bello, head of brand & creative, a Zippy tenta que os produtos não sejam o centro mas antes que permitam à marca ter mais impacto na sociedade.
“A Zippy tem feito um caminho de ir muito para além do produto, e isso dá-nos imenso ânimo porque é fácil fazer campanhas de folhetos, ou de preço, ou de produto. Somos uma marca diferente e conseguimos sempre extrair e entregar muito mais valor aos nossos clientes, à sociedade“, disse Filipa Bello, head of brand & creative da Zippy, ao +M.
As declarações foram feitas a propósito da “Forma da tua forma”, a mais recente campanha da marca de roupa infantil do universo Sonae que visa promover a autonomia das crianças, dando-lhes ferramentas de forma a promover a sua independência, confiança e autoestima. A campanha tem por base a filosofia da marca “Big Me”, que aposta em atributos diferenciadores nos seus produtos com o objetivo de ajudar os mais novos a vestirem-se ou calçarem-se sozinhos, por exemplo.
Seja através de um botão decorativo nas calças (que esconde umas molas que facilitam a tarefa de as apertar), de semicírculos nas palminhas das sapatilhas (que ajudam à identificação correta para cada pé) ou de velcros para facilitar a tarefa de se calçarem, estes produtos têm assim por objetivo facilitar a o dia-a-dia dos pais e ajudar as crianças.
No entanto, “tentamos sempre que os produtos não sejam centros, mas que sejam uma forma de que a Zippy possa ter muito mais impacto na sociedade e em questões relevantes para a sociedade“, refere Filipa Bello, ao +M.
Segundo a head of brand & creative da Zippy, embora o foco e preocupação no desenvolvimento dos produtos seja a criança, “sabemos que quem compra e está a pensar no desenvolvimento da criança são os pais. E portanto nós falamos com os pais, nós tentamos estabelecer a relação é com os pais, mas sabendo que é um contributo que é destinado às crianças“, refere.
“A autonomia não é uma preocupação de uma criança de seis anos, mas mais tarde vão agradecer à Zippy o contributo que tiveram”, diz Filipa Bello, acrescentando que “nós trabalhamos para elas mas é com os pais que falamos, que são os verdadeiros interessados sobre este tipo de tema. Não somos uma marca que fale com as crianças“.
Para a Zippy, esta dualidade – de falar para os pais, quando os produtos têm as crianças como destinatárias – é fácil de conjugar, explica Filipa Bello, tendo em conta que a marca fala “sobre aquilo que é mais importante para as pessoas”.
“A verdade é que as marcas falam de preço ou produto, e nós falamos de uma coisa muito mais única e diferente, mais relevante para o dia-a-dia dos pais e das crianças, que é esta questão da autonomia e autoestima. Acho que se virmos por esse prisma, é fácil. Acho que é um enorme desafio, mas acho que é também uma oportunidade enorme para a Zippy”, afirma.
Em suma, na Zippy, o marketing funciona como um “megafone”, explica Filipa Bello, tendo em conta que a sua missão é fazer com que “tudo aquilo que é feito, com toda esta visão, chegue ao cliente final. Essa é a nossa grande missão”.
Embora tenha por base a filosofia “Big Me”, que visa promover a autonomia e autoestima das crianças, “a Zippy não quer impor nada, é democrática“, esclarece Filipa Bello.
O objetivo é ajudar os pais e crianças, de um ponto de vista prático mas também emocional, diz a head of brand & creative da Zippy, acrescentando que esta “não é uma campanha oca“, e que implicou muitos testes e discussões com Mário Cordeiro, professor de Pediatria e de Saúde Pública e parceiro da Zippy.
A campanha, lançada a propósito do regresso às aulas, foi desenvolvida em parceria com Pedro Fonseca Almeida e Duarte Brito Cunha, criativos do Clube da Criatividade de Portugal. Depois de um desafio lançado aos criativos do clube para desenvolverem, de uma forma criativa, a comunicação de algo tão técnico – “como dizer de forma atrativa e imediata uma solução para uma campanha que falasse precisamente do Big Me” –, a Zippy apostou na abordagem desta dupla, desenvolvendo a sua ideia, explica Filipa Bello.
“A identidade visual e o posicionamento da Zippy é algo que nos atrai bastante enquanto criativos. Desenvolver uma campanha 360 para um dos principais pilares da marca que é a filosofia ‘Big Me’ foi um desafio que nos fez crescer e, para nós, sermos reconhecidos por uma marca como a Zippy é muito valioso”, referem Pedro Almeida e Duarte Cunha, citados em comunicado.
Esta campanha da Zippy vem juntar-se a outras que têm pautado a comunicação da marca, como a iniciativa “Igualdade de Génio”, lançada no âmbito do Dia da Criança em 2022. Tratou-se de uma coleção sem género, em parceria com o artista Another Angelo, e também de uma estátua evolutiva, que começou como um bebé e vai sendo atualizada ao longo do tempo, acompanhando o crescimento de uma criança.
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