Negócios +M

X já pagou 20 milhões de dólares a criadores, diz CEO da plataforma

Rafael Ascensão,

Estes pagamentos surgem no âmbito do "Ads Revenue Sharing", um programa de partilha de receitas publicitárias lançado globalmente em julho pela plataforma de Elon Musk.

A plataforma X (ex-Twitter) já pagou quase 20 milhões de dólares (cerca de 19 milhões de euros) à sua comunidade de criadores, disse Linda Yaccarino, que em maio substituiu Elon Musk enquanto CEO da plataforma.

“Criar. Conectar. Recolher [dinheiro], tudo no X. Estamos a possibilitar o sucesso económico de novos segmentos, como o dos criadores. E até agora já pagámos quase 20 milhões de dólares à nossa comunidade de criadores“, disse a CEO do X na própria plataforma.

Estes pagamentos surgem no âmbito do “Ads Revenue Sharing“, um programa de partilha de receitas publicitárias lançado globalmente em julho pela plataforma de Elon Musk. Com este programa, o X disse inicialmente que ia partilhar uma parte das receitas publicitárias geradas com os criadores de conteúdo verificados que tivessem pelo menos 500 seguidores e 15 milhões de “impressões” em publicações nos três meses anteriores (cumulativamente).

No entanto, em agosto, a plataforma facilitou os critérios de elegibilidade, reduzindo para cinco milhões o número mínimo necessário de impressões, bem como o limite mínimo elegível para pagamento, que passou de 50 dólares para 10 dólares.

Elon Musk, que comprou a rede social por 44 mil milhões de dólares, disse ter pago um total de cinco milhões de dólares aos criadores de conteúdos abrangidos por este programa pelo período compreendido entre fevereiro e julho, refere o Media Post.

No entanto, apenas dois meses depois, o valor do pagamento feito aos criadores já passou para 20 milhões de dólares, pelo que se depreende que o programa conta com mais criadores “afiliados” e/ou os anúncios estão a gerar mais impressões.

Depois de o investimento publicitário na rede social ter sofrido grandes perdas, com vários dos maiores anunciantes a abandonarem ou a reduzirem drasticamente o investimento na plataforma, a CEO do X observou que cerca de 1500 anunciantes já voltaram à plataforma nas últimas 12 semanas, incluindo 90% dos principais 100 anunciantes.

Em agosto, Linda Yaccarino também revelou que “de uma perspetiva de fluxo de caixa operacional”, o X está “perto de atingir o break even, acrescentando que para o próximo ano vai começar a dar lucro, cita a CNN.

Há cerca de duas semanas, Elon Musk avisou que o X poderá vir a ser pago, tendo em conta que a plataforma se está a preparar para implementar “um pequeno pagamento mensal”, justificando a medida como uma forma de combater os bots (sistemas informáticos que simulam o comportamento humano).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.