OCI distingue empresas com melhor comunicação interna
As empresas EFACEC, BNP Paribas Portugal, Grupo Ageas Portugal, Brisa, Pestana Hotel Group e FNAC foram as premiadas deste ano pelo Observatório de Comunicação Interna (OCI).
As empresas EFACEC, BNP Paribas Portugal, Grupo Ageas Portugal, Brisa, Pestana Hotel Group, FNAC e as alunas, Susana Sobreiro (Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica Portuguesa) e Sandra Costa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa), foram os vencedores da XII Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI).
“A comunicação interna assume-se como uma ferramenta poderosa que contribui para o sucesso em qualquer ‘campo’ de trabalho. Ao investir na comunicação interna, as empresas criam uma cultura organizacional forte e produtiva“, diz Daniela Agra, diretora da Atrevia Portugal (membro do Conselho Fundador do OCI), citada em comunicado.
“O foco nas pessoas começa e acaba em qualquer relação e, recordar que as organizações são fruto destas relações. Resta-me felicitar os vencedores, cujos projetos são de facto notáveis e propulsores de impacto real e incentivando a que cada vez mais empresas participem neste fórum de excelência e de boas práticas que é o Observatório de Comunicação Interna”, acrescenta.
Enquanto a EFACEC foi premiada na categoria Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) com o projeto “Make it smart, make it better, make it happen” – cujo propósito foi o de repensar a abordagem aos 11 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos, tornando-os mais eficazes, tangíveis no negócio e incluídos na estratégia – o BNP Paribas foi distinguido na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna com o projeto “Palco para a Mudança”, que contou com a participação dos próprios colaboradores e resultou num conjunto de iniciativas, que deram voz a diversos temas no âmbito da responsabilidade social, e permitiu trabalhar o employer branding da marca.
Já o Grupo Ageas Portugal foi premiado na categoria de Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação com o projeto “Olá Amanhã”, que teve como principal objetivo garantir a preparação dos colaboradores para a mudança para os novos edifícios e para as novas formas de trabalhar, numa cultura única e agregadora.
A Brisa venceu na categoria de Eventos Internos com o projeto “Festa dos Trabalhadores – 50 anos Brisa – A Viagem”, que visou comemorar os 50 anos de sucesso da Brisa, celebrar e valorizar as pessoas, reforçar o engagement e envolver os trabalhadores, o pilar central do Grupo.
Enquanto o Pestana Hotel Group foi premiado na categoria Global: Campanhas Internacionais, com o projeto “Workshops Discover our Culture”, que visou disseminar a Cultura Pestana, promover o sentimento de união, reforçar a visão e valores da empresa, tendo sido realizado ao longo de vários meses, em várias localidades, a FNAC foi distinguida na categoria Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna com o projeto “Digitaliza-te”, que visa a digitalização de vários processos no âmbito da gestão de pessoas, com o intuito de entregar uma experiência ao colaborador mais simples, rápida, clara e atrativa.
Por seu turno, a Jerónimo Martins recebeu o prémio Distinção do Júri pelo projeto “Campanha de Comunicação de Saúde Mental”, que teve como objetivos trabalhar o estigma da saúde mental, difundir os apoios existentes e melhorar a acessibilidade aos serviços de saúde psicológica através da facilitação do processo de inscrição.
Entre as estudantes, Sandra Costa do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa foi a premiada na categoria de Melhor Trabalho Académico, pelo projeto “A Comunicação do Líder e o Engagement dos Colaboradores – Estudo de Caso: Aegon Santander Portugal”.
Já na categoria Melhor Trabalho Académico da FCH-UCP – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, o prémio foi atribuído à aluna Susana Sobreiro, pela dissertação “Exploring the Best Internal Communication Practices for Optimal Employee Engagement in Corporate Sustainability: Hi Fly Case Study”.
O júri foi presidido pelo selecionador Paulo Jorge Pereira, contando ainda com a Atrevia e Universidade Católica (Membros do Conselho Fundador do OCI), Banco Santander, BP, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Fidelidade, Grupo Nabeiro, Lidl, Jerónimo Martins, José de Mello, Perfumes & Companhia e Novartis (Membros do Conselho Assessor do OCI), como jurados.
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