SIC e TVI separadas por cinco décimas em setembro, tanto no all day como no prime time
A SIC foi acompanhada em média por 301,7 mil espectadores, a TVI por 290,9 mil e a RTP1 por 211,3 mil espectadores. O total do cabo registou uma audiência média de 831,5 mil pessoas.
A SIC e a TVI fecharam o último mês separadas por cinco décimas, menos uma décima do que nos meses de julho e agosto. A estação do grupo Impresa encerrou o mês com um share de 15,3%, um crescimento de cinco décimas em relação a agosto. A TVI aumentou o seu share em seis décimas, o que a coloca agora nos 14,8%. A RTP1 manteve-se nos 10,7%, sem variação em relação ao último mês.
Em termos absolutos, a SIC foi acompanhada em média por 301,7 mil espectadores, a TVI por 290,9 mil e a RTP1 por 211.3 mil espectadores. O total do cabo registou uma audiência média de 831,5 mil pessoas e ultrapassou a soma dos quatro canais generalistas. Estamos, contudo, a olhar para um canal virtual e a sua audiência é diluída pelos muitos canais que o constituem, relembra a Dentsu/Carat, que elabora mensalmente este ranking para o +M/ECO.
No ranking dos canais mais vistos do cabo, o destaque vai mais uma vez para a CMTV, com um share de 5,9%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que em agosto. Entre os canais de informação – a CMTV está registada como generalista – a liderança é da CNN Portugal, que fecha o mês com 2,9% de share, mais 0,9 p.p. do que a SIC Notícias.
Nos canais de ficção, com um share de 2,2%, surge na primeira posição o Fox que, em setembro, ultrapassa, por duas décimas, o canal de informação do grupo Impresa, classificando-se como o sexto canal mais visto do país.
Analisando por faixa horária, a RTP1 continua a segurar a liderança entre as 7h30 e as 12h, com 14,9% de share. A SIC lidera depois, ininterruptamente, até às 24h e a TVI surge na primeira posição no pós prime time e durante a noite. Entre as 20h e as 24h, a distância é, no entanto, menor do que em agosto, com as estações separadas por 0,5 p.p.
No ranking dos 15 programas mais vistos a TVI ocupa em setembro seis posições, a SIC cinco e a RTP1 quatro. No cabo, e mais uma vez, os 15 formatos mais vistos são da CMTV.
Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.
Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.