WPP funde Wunderman Thompson e VMLY&R e cria a VML
Em Portugal, a WPP opera com as duas agências até agora com equipas, criativas e de gestão, e clientes próprios. Questionado pelo +M, o grupo ainda não detalhou como vai ficar a estrutura.
No dia 1 de janeiro, as agências Wunderman Thompson e VMLY&R vão desaparecer e dar lugar à VML. A fusão foi anunciada esta terça-feira pela WPP, holding dona das duas redes, que pretende criar “a maior empresa criativa deste setor da comunicação”.
“As respetivas bases de clientes, competências funcionais e vantagens geográficas tornam as duas agências altamente complementares. A nova empresa contará com mais de 30 mil pessoas em 64 mercados“, descreve a holding.
Em Portugal, a WPP opera com as duas agências até agora com equipas, criativas e de gestão, e clientes próprios. Questionado pelo +M, o grupo ainda não detalhou como vai ficar a estrutura no mercado local. A nível global, Jon Cook assume o cargo de CEO Global da VML e Mel Edwards torna-se presidente global. A equipa de gestão é composta por líderes das duas empresas, adianta a WPP.
“O futuro da construção de grandes marcas e negócios requer uma interconectividade entre a experiência da marca, o comércio e a gestão de cliente”, afirma Jon Cook, CEO Global, até agora à frente da VMLY&R. “Reconhecemos a oportunidade imediata de criar o que todas as agências de consultoria e publicidade aspiram a construir com a formação da VML”, acrescenta.
“Este é o conjunto certo de capacidades, disponibilizado no momento certo, numa escala sem precedentes. É extremamente emocionante porque, com esta nova agência, temos a oportunidade de moldar o futuro do marketing moderno nos principais mercados. As oportunidades que proporciona aos nossos colaboradores e o crescimento que podemos oferecer aos nossos clientes a uma escala global fazem com que esta seja uma mudança de rumo para cada empresa e para o setor”, reforça Mel Edwards, até agora CEO global da Wunderman Thompson.
A Wunderman Thompson e a VMLY&R foram fundadas em 2018, também resultado de operações de fusão entre unidades do grupo. A VMLY&R resultou da fusão da VML, que não operava em Portugal, com a Y&R. No mesmo ano o grupo WPP anunciou também a fusão da Wunderman com a J. Walter Thompson, dando origem à Wunderman Thompson.
“A escala é importante no mundo de hoje, à medida que a IA e a tecnologia transformam o marketing e os clientes internacionais procuram simplificar as suas relações. A VML combinará criatividade de elevado nível com uma profunda experiência em dados, tecnologia de marketing e plataformas que irão proporcionar vantagens competitivas para marcas ambiciosas. É mais um importante passo na história da WPP”, justifica Mark Read, CEO da WPP, citado em comunicado.
“Atualmente, os profissionais de marketing desejam ligações perfeitas entre a publicidade das suas marcas e as soluções e plataformas tecnológicas. A VML fornece uma solução imediata para este objetivo comercial”, acrescenta o CEO da WPP.
Colgate-Palmolive, a Dell, a Ford, a Microsoft, a Nestlé ou a Coca-Cola são alguns dos clientes globais da agora VML.
De acordo com o ranking MediaMonitor, em Portugal, e no acumulado janeiro/agosto, a VMLY&R era a sexta maior agência do país e a Wunderman Thompson a oitava.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.