Barbie assinala quinto aniversário do projeto Dream Gap com leilão global e workshops
Desde a criação desta iniciativa, a Barbie já doou mais de 2 milhões de dólares para organizações sem fins lucrativos, para que estas tenham "os meios necessários para chegarem às raparigas".
De forma a comemorar o quinto aniversário do projeto Barbie Dream Gap, bem como assinalar o Dia Internacional da Menina, a marca Barbie uniu-se ao projeto Inspiring Girls Internacional para leiloar réplicas de bonecas “role-models”.
Assim, pela primeira vez, os fãs têm a possibilidade de adquirir uma réplica das bonecas Barbie criadas à semelhança de cinco mulheres “exemplo”, as quais só foram oferecidas às próprias “modelos”: a escritora, produtora, autora e CEO da Shondaland, Shonda Rhimes (EUA), a chef de renome mundial, Helene Darroze (França), a esgrimista paraolímpica, Bebe Vio (Itália), a engenheira eletrotécnica e primeira mulher nascida no México a viajar para o espaço, Katya Echazaretta (México) e a campeã de voleibol, Hui Ruoqi (China).
Organizado pela Inspiring Girls Internacional, o leilão global decorre até 22 de outubro, na Bidding for Good – exceto no caso da boneca Bebe Vio, que estará disponível no eBay.
A totalidade das receitas geradas com o leilão será canalizada para o apoio às organizações Inspiring Girls Internacional, bem como à Fundação Espacial Katya Echazarreta (receitas da boneca Katya Echazaretta) e a art4sport (receitas da boneca Bebe Vio).
Também no âmbito da celebração do quinto aniversário do projeto Barbie Dream Gap, a Barbie organiza workshops virtuais e ativações regionais. Da mesma forma, a marca desenvolveu uma parceria com a campanha #ThisLittleGirlIsMe da Inspiring Girls, de forma a realizar uma transmissão ao vivo no dia 26. Esta transmissão é apresentada por Shonda Rhimes, que irá responder às perguntas das raparigas sobre o seu percurso profissional e da sua própria resiliência enquanto mulher.
“Cinco anos marcam um enorme feito para o projeto Barbie Dream Gap – e estamos orgulhosos do nosso impacto na identificação e eliminação de barreiras ao potencial e aos sonhos das meninas”, afirma Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chief brand officer da Mattel (empresa proprietária da Barbie), citada em comunicado.
“Através do leilão global de bonecas e de ativações regionais de capacitação em todo o mundo, continuamos firmes na nossa dedicação de criar de um mundo que apoie mais as aspirações das meninas. Como sempre, recordamos as meninas que elas podem ser tudo o que quiserem ser é a melhor forma de celebrar o Dia Internacional das Meninas”, acrescenta.
Lançada em 2018, a iniciativa global Dream Gap procura combater um “período crítico” com o qual as meninas se deparam na infância, em particular entre os cinco e os sete anos, em que começam a acreditar que são menos competentes do que os rapazes. O projeto visa assim desafiar os estereótipos de género e ajudar a “desfazer os preconceitos que impedem as raparigas de atingir o seu pleno potencial”, refere-se em nota de imprensa.
Desde a criação desta iniciativa, a Barbie já doou mais de 2 milhões de dólares para organizações sem fins lucrativos, para que estas tenham “os meios necessários para chegarem às raparigas”. Também trabalhou com o projeto Inspiring Girls para realizar mais de 100 workshops em sete países e destacou mais de 250 profissões, capacitando mais de 25 milhões de crianças.
“Nos próximos cinco anos, o Projeto Barbie Dream Gap espera aumentar o seu impacto a uma escala global – expandindo o investimento em role models como ferramentas fundamentais para colmatar o Dream Gap”, diz-se ainda na mesma nota.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.