Beneficiários finais do PRR já receberam três mil milhões de euros
Empresas são os beneficiários que receberam mais verbas até agora, com 981 milhões de euros pagos.
Os pagamentos aos beneficiários finais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ultrapassaram os três mil milhões de euros, anunciou esta quinta-feira a Presidência do Conselho de Ministros, que tem a tutela política do conjunto dos fundos europeus. As empresas receberam 981 milhões, sendo os beneficiários que mais pagamentos receberam (32% do total).
Os três mil milhões de euros representam “um acréscimo de cerca de 60% nos últimos seis meses”, sublinha o comunicado da Presidência do Conselho de Ministros, mas de apenas 3% face à semana anterior, ou seja, mais 89 milhões de euros.
A seguir às empresas surgem as entidades públicas com 784 milhões de euros de euros pagos, as empresas públicas (371 milhões) e as escolas (269 milhões). Em quinto lugar surgem as autarquias e áreas metropolitanas com pagamentos de 199 milhões de euros, seguidas das famílias (155 milhões), instituições de ensino superior (147 milhões), instituições da economia solidária e social (70 milhões de euros) e, em último lugar, as instituições do sistema científico e tecnológico com 61 milhões de euros pagos.
As aprovações de investimentos ascendem a 15,1 mil milhões de euros, correspondendo a 90% da dotação contratualizada entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e os beneficiários, especifica o comunicado sublinhando que o relatório de monitorização desta semana já tem em conta a dotação global do PRR de 22,2 mil milhões de euros, decorrente do exercício de reprogramação que já foi aprovado por Bruxelas, e que faz baixar as análises percentuais.
No mesmo comunicado, o Governo revela ainda que está a decorrer “o processo de contratualização dos novos investimentos definidos no âmbito da reprogramação do PRR, que se prevê que seja concluído nas próximas semanas”, o que vai possibilitar “o lançamento de concursos e avisos para a apresentação de novos projetos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Beneficiários finais do PRR já receberam três mil milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}