APDL lança concurso público de 4,1 milhões para porto seco na Guarda
Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo realça que o porto seco da Guarda é "fundamental para fortalecer a ligação do Atlântico e Espanha através da ferrovia".
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou a abertura do concurso público no valor de 4,1 milhões de euros para a empreitada de implementação do porto seco da Guarda em 2024. As propostas devem ser enviadas até 2 de fevereiro do próximo ano. A APDL diz que o Porto Seco da Guarda é “fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia”.
A intervenção prevê a extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 metros, o aumento e reforço do terrapleno “permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’[pés] por ano”, a construção de um edifício administrativo, serviços aduaneiros e a vedação do perímetro e controlo de acessos.
A empreitada engloba ainda a alimentação elétrica para a ligação de contentores frigoríficos, telecomunicações e circuito de videovigilância, a instalação de uma báscula rodoviária e barreiras acústicas e integração paisagística.
“A empreitada em curso na Guarda compreende uma série de melhorias e otimizações para garantir a eficiência operacional do terminal”, afirma a APDL em comunicado. Para o organismo nortenho, o início deste processo “contribuirá para a continuação eficiente do transporte de carga através da ferrovia, alinhando-se com os objetivos nacionais e europeus de aumentar a quota de transporte ferroviário”.
“Esta intervenção não apenas modernizará as operações, mas também estabelecerá as condições necessárias para a preparação das autorizações alfandegárias e tributárias, juntamente com a alteração da passagem de peões, segregando e salvaguardando a livre circulação da população com o acréscimo das condições de segurança no tráfego do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG)”, reforça a APDL.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo sublinha ainda que “os portos secos desempenham um papel crucial em redes logísticas complexas, atuando como centros de concentração de mercadorias, depósitos de contentores vazios e outros serviços logísticos de valor acrescentado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
APDL lança concurso público de 4,1 milhões para porto seco na Guarda
{{ noCommentsLabel }}