Unlock Brands responsável pelo branding do circuito F1 do Qatar
Este não é o primeiro trabalho da Unlock Brands no país árabe. A empresa também foi responsável pelo branding do Campeonato do Mundo FIFA Qatar 2022 e da Expo Doha 2023.
A Unlock Brands foi a responsável pela criação da identidade de marca do Circuito Internacional de Lusail, no Qatar, um dos anfitriões do calendário da Fórmula 1 e de MotoGP. Além das corridas automóveis, o circuito estende-se agora também à experiência do entretenimento, apresentando um calendário de atividades entre gastronomia, música ou exposições.
Na fórmula para a nova identidade da marca, a Unlock Brands combinou três ingredientes de base, que passam pelo desporto motorizado, o entretenimento e a cultura Qatari, visando “alavancar o setor do automobilismo no Qatar, alinhado com o nacional, reforçando assim a notoriedade da marca-destino do país”, refere-se em nota de imprensa.
“Integrar cultura e desporto motorizado e criar algo novo foi um desafio que nos cativou desde o início do projeto. O facto do Circuito de Lusail ser um dos mais antecipados do calendário mundial exigia uma dimensão emocional à nova marca, temperada com a identidade do lugar“, explica Miguel Viana, co-CEO e chief creative officer da Unlock Brands, citado em comunicado.
Já José Cerqueira, executive creative director da Unlock Brands refere que os movimentos de alta velocidade dos carros e motos que correm à noite “serviram de referência no redesenho da marca do Circuito de Lusail, numa combinação delicada de fluidez e precisão“, naquela que é “uma mistura de emoção e razão, de paixão e tecnologia“.
“O resultado é um sistema visual proprietário que assegura uma identidade coerente em todas as expressões da marca, do universo digital à experiência vivida na própria pista”, acrescenta.
A nova identidade contempla um logótipo “inspirado nas superfícies aerodinâmicas dos veículos projetadas para garantir o melhor desempenho, com espaços vazios curvos e linhas horizontais a marcar o seu desenho, e nas luzes noturnas que marcam cada grande corrida neste circuito”, explica-se em nota de imprensa.
A mesma nota adianta ainda que o esquema de cores “reflete a imagética do automobilismo e o seu lado mais tecnológico, a tipografia, contemporânea e humanista, garante singularidade à marca”, sendo que o universo visual “oferece uma sensação única de velocidade aos materiais de comunicação, ao mesmo tempo que presta homenagem ao legado cultural de Lusail e do Qatar”.
O projeto de marca incluiu também a análise e recomendações estratégicas, bem como o desenvolvimento criativo e conteúdos de lançamento da marca. O sistema de brand voice, por seu lado, foi revisitado, culminando com a assinatura de marca “At the Speed of Lights”.
Este não é o primeiro trabalho da Unlock Brands no país árabe. A empresa também foi a responsável pelo branding do Campeonato do Mundo FIFA Qatar 2022 e da Expo Doha 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.