Programa de rescisões da Global Media prolongado até 10 de janeiro
Estava previsto o programa ter terminado na quarta-feira, 20 de dezembro, mas foi prolongado até início do próximo ano.
O programa de rescisões na Global Media Group (GMG), que detém a TSF, Diário de Notícias (DN) e Jornal de Notícias (JN), entre outros, foi prolongado até 10 de janeiro, confirmou à Lusa fonte oficial da administração.
Este programa estava previsto ter terminado na quarta-feira, 20 de dezembro, mas foi prolongado até início do próximo ano.
Entretanto, o dirigente do Sindicato dos Jornalistas Augusto Correia disse esta quinta-feira que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está “a acompanhar o que se passa no Global Media Group” e serão adotados “procedimentos com vista à regularização das situações”.
A ACT recebeu hoje o sindicato e delegados sindicais das várias publicações do Global Media Group (GMG) devido à situação da empresa, que detém marcas como o Jornal de Notícias, Diário de Notícias, TSF e O Jogo.
A agenda da reunião contou com vários pontos que os representantes dos trabalhadores quiseram apresentar à ACT e que passam pelo atraso no pagamento dos recibos verdes no Global Media Group e pelas dúvidas acerca dos contratos de prestação de serviços que lhe estão a ser propostos.
Os delegados sindicais e o Sindicato dos Jornalistas (SJ) alertaram ainda para o atraso no pagamento do salário aos trabalhadores com contrato sem termo e para a falta de pagamento do subsídio de Natal, com “imposição de pagamento em duodécimos de uma retribuição vencida a 07 de dezembro”.
Os representantes quiseram ainda abordar o programa de rescisões por mútuo acordo, apresentado pela empresa, que está a decorrer.
Augusto Correia alertou para a situação dos colaboradores avençados e à peça, que já estão a enfrentar muitas dificuldades.
“É urgente que a empresa encontre uma solução para regularizar o vencimento de outubro destas pessoas, que ao dia 21 [hoje] estão sem receber e há uma semana à espera que a empresa cumpra o que disse: que ia regularizar a situação no início desta semana”, lamentou.
Na semana passada, as direções do Jornal de Notícias (JN), TSF, O Jogo e do Dinheiro Vivo (DV) apresentaram demissão, na sequência do processo de reestruturação que prevê reduzir até duas centenas de trabalhadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.