Cinco tendências que vão marcar o futuro do marketing, segundo a Gartner
Um menor uso das redes sociais, uma maior utilização de IA entre os criativos ou uma diminuição do tráfego nos sites das marcas são algumas das tendências que vão marcar o marketing no futuro.
Com um novo ano no horizonte, a Gartner partilhou cinco daquelas que vão ser as tendências que vão marcar não só o ano que se aproxima, como o futuro do marketing em geral, particularmente influenciado pela inteligência artificial.
Metade dos consumidores vão limitar o uso das principais redes sociais
Segundo a Gartner, uma perceção de deterioração junto dos utilizadores no que diz respeito à qualidade das redes sociais vai fazer com que, até 2025, metade dos consumidores limite o uso das principais plataformas. Segundo adianta a consultora, mais de 70% dos consumidores espera que a inteligência artificial venha a ter um impacto negativos nas redes sociais, o que os levará a limitar o seu uso.
Uso de inteligência artificial vai aumentar entre os criativos
Até 2026, 80% dos criativos vão usar diariamente inteligência artificial generativa. O uso de ferramentas de IA no marketing por parte destes profissionais vai permitir um trabalho mais estratégico, com mais variações criativas, desenvolvidas com maior rapidez e personalização, permitindo uma maior direcionalidade. Por outro lado, isto vai conduzir a um aumento dos gastos com os criativos e com os seus trabalhos.
Marcas vão apostar num posicionamento focado na ausência de IA nos seus negócios/produtos
À medida que a inteligência artificial se torna cada vez mais importante no setor do marketing, ganhar a confiança dos consumidores vai tornar-se um desafio cada vez mais significativo. Segundo a Gartner é previsível que parte dos clientes comecem a procurar marcas “acústicas”, que deem prioridade à autenticidade e que não apostem em inteligência artificial, sendo que, até 2027, 20% das marcas vão apostar neste posicionamento e método de diferenciação.
Diminuição do tráfego orgânico nos sites das marcas
O crescimento da inteligência artificial generativa vai reduzir de forma significativa o tráfego de pesquisa orgânica nos sites das marcas – prevendo-se que este diminua 50% até 2028 – uma vez que os consumidores vão cada vez mais obter resultados diretamente através das plataformas de inteligência artificial. Os diretores de marketing devem preparar-se para uma queda na receita ao adaptarem o investimento nos diferentes canais e reposicionando os canais de comunicação tradicionais como o email, refere a Gartner.
Aposta na adoção de medidas para a autenticação de conteúdo
De forma a salvaguardarem as suas marcas, as organizações devem dar prioridade à implementação de medidas de autenticação de conteúdo e estabelecer diretrizes para o uso responsável da inteligência artificial, devendo estas também exigir a fornecedores e agências parceiras políticas claras quanto a estes temas. Cerca de 60% dos diretores de marketing vão adotar este tipo de medidas até 2026, acrescenta a Gartner.
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