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Turismo de Portugal propõe 12 resoluções de ano novo para o “turista do futuro” em campanha

Rafael Ascensão,

Assinada pela Dentsu Creative, a campanha é dirigida aos mercados interno e externo, com destaque para a Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido.

Com o objetivo de celebrar o novo ano e inspirar quem visita Portugal, o Turismo Portugal lançou a nova campanha online “Futourism”, apostando na sustentabilidade e autenticidade como centro da estratégia de promoção e propondo 12 resoluções de ano novo para o “turista do futuro”.

Com um investimento de 200 mil euros e assinada pela Dentsu Creative, a campanha é dirigida aos mercados interno e externo, com destaque para a Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido. Fazendo uso de vários formatos de vídeo, inclui pela primeira vez o TikTok e connected TV.

Com a nova assinatura “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism”, e sendo disponibilizada em cinco idiomas, a campanha avança assim com 12 compromissos para “mobilizar e inspirar as pessoas a assumirem um papel ativo nas mudanças que se impõem no turismo, em Portugal e no mundo”, refere-se em nota de imprensa.

“Mais do que uma campanha é uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades”, acrescenta-se.

A apresentação da nova campanha decorreu esta quarta-feira, altura em que Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, revelou que o turismo em Portugal fechou o ano de 2023 a bater “recordes em vários indicadores”. Num ano em que subiram, em média 30%, os preços das estadias, o turismo arrecadou receitas de 25 mil milhões de euros, mais 37,5% do que em 2019 e mais 18,5% do que no ano anterior.

Em 2023, a hotelaria e as unidades de alojamento registaram perto de 30 milhões de hóspedes, mais 10% face a 2019 e 77 milhões de dormidas, naquele que foi o “melhor ano de sempre da história do turismo”, segundo o governante que frisou que estes são números “impressionantes e muito positivos para o país”.

Nuno Fazenda considerou ainda que “o turismo tem um papel importante a desempenhar na sociedade, devendo contribuir para garantir que as gerações futuras possam usufruir dos ativos que nos distinguem como destino turístico. Portugal tem como desafio crescer bem, em todo o território, e ao longo de todo o ano, mas de uma forma sustentável, autêntica e genuína, gerando valor para os territórios e para as pessoas”, diz citado em comunicado.

Utilizando imagens que também remetem para expressões portuguesas – embora com uma abordagem universal – é assim proposto ao turista do futuro as seguintes 12 resoluções:

1. Não é não estar envolvido. É estar comprometido.
2. Não é virtual. É real.
3. Não é nosso. É seu.
4. Não é padronizado. É único.
5. Não é global. É local.
6. Não é uma onda. É um oceano.
7. Não é cinzento. É verde.
8. Não é impetuoso. É humilde.
9. Não é moda. É tendência.
10. Não é desatento. É consciente.
11. Não é apressado. É imersivo.
12. Não é artificial. É humano.

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