Media

Sindicato de Jornalistas apela à participação na greve de dia 10

Lusa,

O sindicato apelou à participação de todos os jornalistas no protesto, em solidariedade com a Global Media, entre as 14:00 e as 15:00 desta quarta-feira.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apelou esta terça-feira à participação no protesto do Global Media Group (GMG), que cumpre na quarta-feira um dia de greve, e lembrou que o setor vive um dos momentos mais difíceis dos últimos anos.

“Para que a sociedade civil, o poder político e as empresas de media nunca se esqueçam que sem jornalistas com condições dignas de trabalho não há liberdade de imprensa, o Sindicato dos Jornalistas apela a todos para que se juntem ao protesto da Global Media Group, que cumpre um dia de greve pela defesa dos postos de trabalho, do salário em dívida e do jornalismo“, lê-se num comunicado do SJ.

A estrutura sindical notou que o setor dos media vive “um dos momentos mais difíceis dos últimos anos“, destacando o exemplo da Global Media como o mais “premente e urgente”.

Em causa, de acordo com o sindicato, estão os despedimentos coletivos, incumprimento de leis, “tentativas de silenciar o pluralismo, a descredibilização e a secundarização da informação fidedigna e credível”.

As redações do Jornal de Notícias, TSF, O Jogo e Diário de Notícias, detidas pelo Global Media Group (GMG), aprovaram a realização de uma greve a 10 de janeiro. A decisão surgiu depois da administração do grupo comunicar que não sabia quando seria possível pagar os ordenados de dezembro – que continuam, à data, por pagar – referindo que a situação financeira do grupo é “extremamente grave”. O subsídio de Natal também já estavam

O sindicato apelou à participação de todos os jornalistas no protesto, em solidariedade com a Global Media, entre as 14:00 e as 15:00.

Também esta terça-feira, a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, garantiu no parlamento, que a Segurança Social está preparada para acionar o fundo de garantia salarial para os trabalhadores do grupo Global Media, caso as empresas recorram ao mecanismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.