Ideias +M

Fidelidade lança livro sobre os seus últimos 63 de história

+ M,

"O Livro que Eugénio Ramos escreveu é muito simples de descrever: permite-nos pensar o futuro não esquecendo as lições do passado", justifica o chairman da seguradora.

Jorge Magalhães Correia (presidente do conselho de administração da Fidelidade), Eugénio Ramos (autor do livro e ex-membro do conselho de administração da Fidelidade) e Rogério Campos Henriques (CEO da Fidelidade)

Uma História de Fidelidade” é o nome do livro lançado pela Fidelidade, onde são recordados os últimos 63 anos de história do grupo. A autoria é de Eugénio dos Santos Ramos, ex-administrador da Fidelidade, enquanto a Guerra & Paz é a editora.

Organizada em cinco períodos temporais (1960-1974; 1975-1989; 1990-1999; 2000-2009; 2010-2023) o livro percorre diferentes realidades vividas pela seguradora ao longo dos últimos 63 anos, passando pelo enquadramento corporativo do Estado Novo, o processo de nacionalização da atividade seguradora, as fusões de várias marcas, a integração na realidade europeia, a entrada no novo milénio ou ainda a privatização ocorrida em 2014.

“O Livro que Eugénio Ramos escreveu é muito simples de descrever: permite-nos pensar o futuro não esquecendo as lições do passado. Traz a oportunidade de homenagear aqueles que, ao longo das últimas décadas, deram ao grupo o seu melhor e garantiram o seu desenvolvimento”, refere Jorge Magalhães Correia, chairman da Fidelidade, citado em comunicado.

A obra resulta de uma “aprofundada pesquisa de fontes documentais da mais diversa natureza”, contando com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor, como a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Associação Portuguesa de Seguradores, e do conjunto de seguradoras que ao longo dos anos foram integrantes do Grupo Fidelidade e “cujo acervo documental é atualmente objeto de tratamento e conservação pela Fidelidade”, detalha-se em nota de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.