Media

Apenas dois debates foram vistos por mais de um milhão de pessoas na primeira semana

+ M,

Após a primeira semana de debates, o +M fez as contas. Apenas dois registaram mais de um milhão de espectadores mas foram também apenas dois aqueles que foram vistos por menos de 100 mil pessoas.

Na primeira semana de debates televisivos para as próximas legislativas, apenas dois foram vistos por mais de um milhão de pessoas: aquele que opôs o líder da AD a Mariana Mortágua (BE) e o frente-a-frente entre o secretário-geral do PS e Rui Rocha (IL).

O frente-a-fente entre a líder do Bloco de Esquerda e Luís Montenegro, líder da coligação que une o PSD, o CDS-PP e o PPM, foi mesmo o mais visto da primeira semana de debates televisivos. Transmitido na TVI, na CNN Portugal e mais tarde na RTP3, este frente-a-frente foi acompanhado por 1,2 milhões de telespectadores.

De acordo com a análise elaborada pela Dentsu para o +M, na TVI o mais visto até agora teve um share de 21,5%, ao que se soma 3,3% da CNN Portugal.

Já o debate entre Pedro Nuno Santos e Rui Rocha – o primeiro deste ciclo de debates – não ficou muito longe, tendo sido assistido por 1,16 milhões de telespectadores. Na SIC, onde foi visto por mais de 964 mil pessoas, o debate registou um share de 19,5%, somando-se o de 4% na SIC Notícias.

Entre os debates mais assistidos na primeira semana seguem-se aqueles que opuseram Inês Sousa Real, do PAN, a Luís Montenegro e a Pedro Nuno Santos, que foram vistos por cerca de 886,5 mil e 774,4 mil espectadores, respetivamente. O debate entre a líder do PAN e o líder da AD registou um share de 16,3% na SIC (ao que se soma 1,2% na SIC Notícias) e o frente-a-frente entre Sousa Real e Pedro Nuno Santos somou um share de 15,5% na TVI (ao que se soma 0,5% na RTP3).

Já o frente-a-frente entre Pedro Nuno Santos e Rui Tavares foi seguido por 691,6 mil pessoas, enquanto o debate entre Luís Montenegro e Paulo Raimundo foi visto por 613,8 mil espectadores.

Todos os debates que contaram com a presença de um dos líderes dos dois maiores partidos registaram melhor desempenho em relação aos restantes.

Por sua vez, o debate que opôs Rui Rocha a André Ventura, líder do Chega, foi seguido na SIC Notícias por 317,3 mil telespectadores. Dos debates transmitidos apenas nos canais de cabo, este foi aquele que registou melhor performance.

Entre os debates mais vistos, seguem-se os que opuseram André Ventura e Paulo Raimundo (214,3 mil espectadores), André Ventura e Inês Sousa Real (172,4 mil), Mariana Mortágua e Rui Tavares (141,3 mil), Inês Sousa Real e Rui Rocha (140 mil) e Rui Rocha e Rui Tavares (119,3 mil).

Os debates entre Mariana Mortágua e Paulo Raimundo (73 mil) e entre Inês Sousa Real e Paulo Raimundo (30,2 mil) foram os únicos que foram vistos por menos de 100 mil espectadores. Veja aqui o calendário de todos os debates.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.