Vai nascer a Dentsu Creative Iberia. Nova estrutura é liderada por Tomás Froes e Lourenço Thomaz fica responsável pelo trabalho criativo
A Dentsu vai juntar as operações de Portugal e Espanha. A nova estrutura, com mais de 400 profissionais e que ambiciona trabalhar contas globais, vai ser liderada por dois portugueses.
“Dissemos que a Dentsu nos ia abrir as portas do mundo e assim foi”, afirmaram em entrevista ao ECO, em dezembro de 2022, Tomás Froes e Lourenço Thomaz. A Partners, agência fundada há 20 anos, tinha dado lugar à Dentsu Creative e os sócios fundadores apontavam à internacionalização.
Passado pouco mais de um ano, vai nascer a Dentsu Creative Iberia, agência que junta as operações de Portugal e de Espanha da rede Dentsu. Tomás Froes é o CEO da nova estrutura e Lourenço Thomaz será o chief creative officer (CCO), avançam os dois profissionais ao +M.
A direção da nova agência conta também com Javier Antoñanzas — fundador da Comunica + A, comprada pela Dentsu em 2019 — como vice-presidente criativo, e Cédric Bertin, que será chief operating officer.
A Dentsu Creative Iberia junta a agência mais premiada da rede Dentsu na zona EMEA, a portuguesa, e a segunda maior em volume de negócio, a espanhola. O objetivo é criar “a agência criativa número 1 da rede Dentsu na região EMEA“, avançam.
Lourenço Tomás e Thomaz Froes têm como ambição começar a trabalhar clientes ibéricos e, a partir de Espanha, “grandes contas mundiais”. “O objetivo é claro: levar o mindset criativo de Portugal para clientes espanhóis e levar os recursos de Espanha para Portugal“, apontam em conversa com o +M, explicando que a nova estrutura “oferecerá grandes sinergias aos seus clientes através da utilização partilhada de recursos criativos, estratégicos, de produção e de inovação”.
Esta solução está a ser trabalhada desde o verão. “A oportunidade surge da excelente performance criativa da Dentsu Portugal, que é reconhecida pelo grupo“, diz Lourenço Thomaz, frisando que só com a The Forgotten Team, para o Meo, a agência recebeu no último ano mais 60 prémios internacionais. À performance criativa de Portugal junta-se a “grande performance de negócio” da Dentsu Creative Espanha. “Queremos trazer um ADN mais criativo para Espanha e levar um ADN mais de negócio para Portugal“, contam os dois sócios ao +M.
Agora, a partir de Espanha, “ganhamos escala, o que nos posiciona ainda para mais voos internacionais“, acreditam. “Quando se junta a agência mais criativa da zona EMEA, com a segunda maior em termos de volume de negócio (a primeira é inglaterra)… a ambição é ser a número 1 em 2024”, reforça Tomás Froes.
A nova agência vai ter mais de 400 profissionais, cerca de 350 em Espanha e mais de 70 em Portugal, e receitas previstas na ordem dos 45 milhões de euros.
“Quando anunciamos a entrada da Dentsu, dissemos que nos ia abrir as portas do mundo. Começou a abrir muito em termos criativos, com os vários prémios. Temos a ambição de liderar Portugal e Espanha, e de conquistarmos clientes globais, que podem ser tratados a partir da Ibéria. É um desafio gigante, mas com o talento que temos nas equipas, é um desafio que nos inspira e que se vai refletir e contagiar em Lisboa, Madrid e Barcelona“, sintetiza Tomás Froes.
“Tem tudo para dar certo”, acrescenta Lourenço Thomaz. “Queremos ser uma power house, não só no grupo como em termos europeus e mundiais. Vai Exigir muito de nós, a responsabilidade é grande, é um barco muito maior. Mas as boas ideias são o mais importante e isso dá-nos muita tranquilidade“, completa o CCO.
Os dois profissionais têm passado as últimas semanas em Espanha. “A reação interna tem sido extraordinária. Esta é uma agência cheia de talento, com muitas ‘ganas’ de querer ganhar prémios. E para a equipa, em Portugal, é uma oportunidade gigante“, conta Tomás Froes
Com a criação da agência que junta as operações de Portugal e de Espanha, Tomás Froes e Lourenço Thomaz estimam passar cerca de 75% do tempo em Madrid, o que implicará alterações na estrutura portuguesa. A Dentsu Creative em Portugal continuará a ser liderada pelos dois sócios fundadores, mas terá agora Patrick Stilwell, ex diretor de estratégia, como diretor-geral. Filipa Vasconcelos (ex diretora de contas) assume a direção de operações e Ivo Purvis mantém-se como diretor criativo executivo, cargo que já desempenha nos últimos anos.
Orange, Adeslas, Endesa, Mutua Madrileña, CaixaBank, Hackett, GO fit, Pepe Jeans, Simyo, BP, Michelin, Leroy Merlin, Bosch Car Service, Real Madrid, Meo, Turismo de Portugal, CR7, Federação Portuguesa de Futebol, BPI, Recheio e Sacoor são os principais clientes da nova estrutura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.