Francisco Pinto Balsemão vence Prémio Universidade de Coimbra
Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, foram os vencedores das duas edições anteriores.
O fundador e presidente do Grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra de 2024. A distinção destaca anualmente uma personalidade portuguesa de “inequívoco valor na sua área profissional” e que se “distinguiu no apoio ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades, fomentando um crescimento inclusivo e sustentável”.
Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra que preside ao Júri do Prémio, refere citado em comunicado que “raras figuras têm um currículo tão amplo como o nosso premiado na construção e consolidação do regime democrático“.
“Dedicado à causa pública desde o ocaso da ditadura, Pinto Balsemão tem desempenhado um papel fundamental na promoção da liberdade de imprensa, condição essencial para uma sociedade democrática – e uma causa que importa destacar hoje em dia, quando a vemos ameaçada por uma grave crise em diversos media nacionais“, acrescenta.
Já o presidente executivo do Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida, evidencia a “carreira notável” de Francisco Pinto Balsemão e o seu “contributo exemplar para a democracia e a liberdade de imprensa“, e afirma que esta “continua a distinguir-se de forma inequívoca no apoio ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades“.
Criado em 2004, o Prémio Universidade de Coimbra é constituído por uma medalha e um diploma. No âmbito do mesmo é também atribuída uma Bolsa de Investigação Santander no valor de 15 mil euros “para apoiar o desenvolvimento de um trabalho numa área a definir com o contributo do premiado”.
O prémio, que conta com o apoio da Fundação Santander Portugal, é entregue oficialmente no dia 1 de março, na sessão comemorativa do 734.º aniversário da Universidade de Coimbra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.