Nova ferramenta do grupo Havas permite medir impacto carbónico das campanhas
A ferramenta permite determinar as emissões de carbono geradas com a produção e cobertura mediática das campanhas ou eventos realizados e encontrar alternativas para reduzir a pegada de carbono.
As agências do grupo Havas a nível global já podem calcular o impacto carbónico das campanhas dos seus clientes através da ferramenta “Havas Carbon Impact Calculator”, que no mercado português foi implementada pela Havas Media Network.
Miguel Serrão, head of digital da Havas Media Network e managing partner da DBI (Data Business Intelligence), diz que esta ferramenta “não serve apenas para oferecer valor acrescentado e responder às necessidades dos nossos clientes, mas é também uma oportunidade da própria Havas Media Network impactar a sustentabilidade do grupo e promover um dos seis pilares da nossa política de responsabilidade social corporativa”.
“O nosso objetivo é trabalhar em conjunto com os nossos clientes, anunciantes e proprietários dos meios de comunicação para, em conjunto, tentarmos reduzir a nossa pegada de carbono e encontrar novas soluções mais sustentáveis“, acrescenta em comunicado.
A ferramenta visa assim apoiar os clientes na sua transição ecológica, permitindo determinar as emissões de carbono que são geradas com a produção e cobertura mediática das campanhas ou eventos realizados, assim como encontrar alternativas para reduzir a sua pegada de carbono.
Esta nova ferramenta do grupo foca-se especificamente nas emissões indiretas de gases de efeito estufa que ocorrem ao longo da corrente de operação de uma organização (designadas por “Scope 3”), permitindo aos clientes do grupo Havas “avaliar e contribuir para a redução das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor“, refere-se em nota de imprensa.
Esta calculadora permite às várias agências do grupo – como a Havas Media, a Arena Media e a Havas Play – aconselharem “sobre qual o plano mediático ou anúncio televisivo que pode satisfazer as necessidades dos clientes e, simultaneamente, garantir uma campanha menos intensiva em carbono e mais responsável para o planeta”.
Seguindo uma “metodologia sólida” e adaptada a cada país, os cálculos da Havas Carbon Impact Calculator são baseados em dados específicos, como o consumo de energia de cada país. “Para o cálculo dos meios de comunicação, a ferramenta utiliza igualmente dados específicos diretamente dos fornecedores de meios de comunicação da Havas, garantindo às agências e aos clientes uma medição consistente do carbono”, explica-se na mesma nota.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.