Campanha da Bar Ogilvy que alerta para a perda de biodiversidade ganha nova vida com edição limitada de serigrafias
A Endangered Typeface é uma "fonte viva". Cada letra representa um animal e quanto menor for o número de indivíduos de uma espécie, menos visível será a letra correspondente.
A campanha The Endagered Typeface, criada pela Bar Ogilvy para a ANP|WWF e que alerta para a perda de biodiversidade, conta agora com uma edição limitada de serigrafias numeradas que visam assim alertar para a extinção massiva de espécies em curso no planeta.
Lançada tendo em vista assinalar o dia mundial da vida selvagem, que se celebra a 3 de março, a edição limitada de serigrafias é composta por 26 posters – um para cada letra do alfabeto/animal – que destacam o nível de ameaça de cada espécie. Através dos mesmos é também possível saber o número de indivíduos restantes.
“Esta é mais uma forma de demonstrar de forma visual o que está a acontecer à vida no planeta, quando a biodiversidade é essencial para o nosso modo de vida. Queremos levar esta causa para a casa das pessoas, para que se torne uma preocupação cada vez mais presente”, diz Miguel Ralha, CEO da Bar Ogilvy.
“As serigrafias são mais uma forma de espalhar a mensagem, porque tal como esta coleção, as espécies animais também são limitadas e, se não as protegermos, vão acabar por desaparecer”, refere, por sua vez, Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, acrescentando que “é fundamental trazer este tema para cima da mesa”, tendo em conta que desde 1970 já se perderam 69% das populações de espécies, tendência que “só se irá agravar com o aumento dos efeitos das alterações climáticas, a perda de habitats e os atuais conflitos”.
A Endangered Typeface é uma “fonte viva” na medida em que cada letra representa um animal e que quanto menor for o número de indivíduos de uma espécie, menos visível será a letra correspondente. A atualização é feita com dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature (IUCN).
Esta iniciativa conta com o apoio do Sapo na divulgação da campanha. O Sapo vai também assumir a The Edangered Typeface na sua marca durante o dia mundial da vida selvagem e promover uma angariação de fundos para os projetos de conservação da ANP|WWF.
No âmbito da campanha, ao fazer um donativo mínimo de 50 euros, qualquer pessoa pode escolher uma letra e receber um dos posters em casa, sendo que todo o dinheiro angariado reverte para os projetos de conservação natural da ANP|WWF. A The Endangered Typeface, que será atualizada em breve, continua disponível para download.
A campanha foi lançada em maio do ano passado visando “envolver a sociedade à volta de uma preocupação global: a 6ª extinção em massa“. Em agosto marcou presença no Jardim Zoológico através de uma exposição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.