Seis filmes de turismo portugueses premiados em festival no Japão
Com seis filmes premiados, Portugal foi o país que recolheu mais distinções, a par do próprio Japão, que conquistou o mesmo número de prémios.
Portugal teve seis filmes distinguidos no Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão (JWTFF), evento que contou com a participação de vídeos e campanhas promocionais de mais de 100 países.
O filme “Vou só Três Dias”, do Turismo do Centro de Portugal, conquistou o bronze na categoria “Regiões Turísticas” e venceu o Prémio Especial do diretor do festival. Produzido pela Lobby Films and Advertising, consiste numa “espécie de road-trip pelo verdadeiro Centro de Portugal, sem make-up, umas vezes acompanhados por amigos, outras sozinho e outra por quem vamos conhecendo”, refere-se na descrição do vídeo.
“Sem nunca se focar numa parte específica do território, e nunca tentar vender ou identificar de forma gratuita espaços ou locais, é um filme de dimensão humana, único, que aborda o Turismo do Centro de Portugal de uma forma nunca feita anteriormente, e que consegue levar a verdadeira alma e o coração deste território até ao espectador”, lê-se ainda no mesmo texto.
Também na categoria Regiões Turísticas, a campanha “É para Celebrar”, da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa e que também foi produzido pela Lobby Films and Advertising, conquistou a prata. Se a vida são três dias, o filme demonstra como estes podem ser bem aproveitados na região da Beira Baixa, entre gastronomia, natureza, experiências e as próprias pessoas, tal como é demonstrado pela protagonista do vídeo.
Já “Nazaré – Maior do que a Vida”, do Município da Nazaré, conquistou o ouro na categoria “Cidades”. O filme, produzido pela Oonify, promove o concelho que reúne, nos seus 82,5 km2, “diversidade, tradição e modernidade”.
“A paisagem que escolhemos“, da Associação Rota Vicentina e que contou com produção da DWEST, conquistou a distinção de ouro na categoria de “produtos turísticos”. No spot é dado protagonismo “a quem produz a paisagem, cuida e vive dela e simultaneamente da sua ligação ao turismo e a importância do papel dos visitantes”, explica-se na descrição do vídeo.
“Não sendo um clássico vídeo promocional, alerta para a importância do papel do turismo na região, partindo do princípio de responsabilidade partilhada entre quem tem um pedaço de terra na região e quem a visita, estabelecendo uma relação direta entre as escolhas de cada um e a forma como são determinantes para a paisagem”, acrescenta-se.
Produzido pela Lightbox Film & Adverstising para um consórcio entre os municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença, o filme “Caminho Português de Santiago. Este é o Caminho” conquistou a prata também na categoria de “produtos turísticos”. No vídeo promove-se aquele que é o caminho com maior tradição de peregrinação em Portugal, num percurso “marcado pela história, pelas lendas, pelo património, pelas gentes e pela excelência da paisagem”, lê-se na descrição.
“Nuri the fishermen’s daughter“, para a Conservas Pinhais, foi distinguido com a prata na categoria de “serviços turísticos”. No filme, que pode ser visto aqui, acompanha-se a história de uma mulher portuguesa residente em Nova Iorque que, no seu aniversário, não consegue falar com o pai, um pescador que vive numa pequena aldeia piscatória portuguesa. Até que ouve alguém tocar à campainha. A produção foi da Dirnhofer Filmproduktion.
Com seis filmes premiados, Portugal foi o país que recolheu mais distinções, a par do próprio Japão, que conquistou o mesmo número de prémios.
Tendo registado um número recorde de inscrições na edição de 2024, o Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão estabeleceu os primeiros resultados do Circuito CIFFT (Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo) 2024, sendo que os filmes que promovem o turismo português estão agora na corrida pelo título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, nas respetivas categorias, competindo noutros festivais que integram o circuito.
No ano passado, foram cinco os filmes de turismo portugueses a serem premiados pelo CIFFT nos World Tourism Film Awards, pelo que Portugal foi o segundo país com mais filmes distinguidos na 35.ª edição da iniciativa.
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