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Anunciantes colocaram quase três milhões de inserções publicitárias na televisão em 2023

Rafael Ascensão,

A televisão foi o meio que captou mais publicidade em termos de valor, tendo sido responsável por quase 89% dos montantes globais, à qual se segue a internet com 4,8%.

Foram 2,7 milhões as inserções publicitárias feitas pelos anunciantes em televisão, ao longo do ano de 2023. Este número, no entanto, sobe para cerca de sete mil milhões de inserções, quando se tem também em conta os meios rádio, imprensa, internet, outdoor e cinema.

Fazendo uma análise mensal, entre todos os meios, percebe-se que novembro foi o mês mais procurado pelos anunciantes – seguido de perto por dezembro -, ao ter registado o valor mais elevado de inserções publicitárias e representando 10% do total das inserções publicitárias feitas em todos os meios.

Os dados são da MediaMonitor, do Grupo Marktest, que ressalva que os critérios de contabilização são específicos para cada meio.

A televisão foi o meio que captou mais publicidade em termos de valor, tendo sido responsável por quase 89% dos montantes globais. Segue-se a internet com 4,8%. Todos os outros meios juntos representam 6,4% do investimento.

Ainda em termos de investimento, mas analisando por categorias de anunciantes, estes foram provenientes sobretudo do comércio, representando 16,5% dos montantes investidos, seguido da indústria da alimentação e da higiene pessoal. Estes três setores, em conjunto, responderam por mais de um terço dos montantes globais (36%).

Se a estes forem somados os investimentos publicitários dos serviços e equipamentos de comunicação e da indústria farmacêutica, fica representado mais de metade (52%) do investimento do mercado.

Tal como já tinha sido divulgado, o Modelo Continente foi o maior anunciante do ano passado, com 3,1% de share of voice e um investimento de 511 milhões de euros. Este é seguido da Altice Portugal e da Nos (3% e 2,8%, respetivamente), que investiram 482 milhões e 468 milhões em publicidade.

Um terço (33,4%) dos montantes globais investidos foi da responsabilidade de apenas 15 anunciantes.

Quem mais anunciou foi o Continente e a Nos, responsáveis por 2,7% dos anúncios. A fechar o pódio encontra-se a McDonald’s que respondeu por 2,4%. Um quarto (25%) do total da publicidade ficou concentrado em apenas 13 marcas.

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