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Financial Times assina parceria com a OpenAI, permitindo acesso a conteúdos para treino de modelos de IA

Rafael Ascensão,

O acordo vai permitir que o ChatGPT responda a questões com resumos provenientes de artigos do Financial Times, com links a encaminharem para a fonte original, no site do jornal.

Depois do francês Le Monde e do grupo espanhol Prisa Media, dono do El País, também o Financial Times (FT) avançou agora para uma parceria com a OpenAI, criadora e proprietária do ChatGPT. O acordo visa permitir que a OpenAI possa treinar as suas plataformas de inteligência artificial através do acesso a conteúdos arquivados do jornal.

Segundo os termos do contrato, conforme é noticiado pelo próprio FT, o jornal britânico vai disponibilizar material à OpenAI de forma a ajudar ao desenvolvimento de tecnologia de inteligência artificial generativa que possa criar textos, imagens e códigos indistinguíveis das criações humanas.

O acordo vai permitir que o ChatGPT responda a questões com resumos provenientes de artigos do FT, com links a encaminharem para a fonte original, no site do jornal.

“Além dos benefícios para o FT, há implicações mais abrangentes para a indústria. É correto, claro, que as plataformas de IA paguem aos meios de comunicação pela utilização do seu material. A OpenAI percebe a importância da transparência, atribuição e compensação – tudo essencial para nós. Ao mesmo tempo, é claramente do interesse dos utilizadores que estes conteúdos contenham fontes fidedignas“, refere John Ridding, presidente-executivo do FT.

Já por parte da OpenAI, o seu chief operating officer (COO) Brad Lightcap, considera que a parceria tem como objetivo “encontrar maneiras criativas e produtivas para a IA capacitar órgãos de comunicação e jornalistas e enriquecer a experiência de milhões de pessoas com o ChatGPT com jornalismo de topo mundial em tempo real”.

Este é assim outro meio de comunicação ou organização de notícias – como o jornal francês Le Monde, o grupo espanhol Prisa Media, o grupo alemão Axel Springer ou a norte-americana Associated Press – que opta por firmar uma parceria com a proprietária do ChatGPT, embora os termos financeiros dos acordos não sejam conhecidos.

Estes exemplos surgem numa rota contrária àquela tomada pelo The New York Times, que avançou no final do ano passado com um processo contra a Microsoft e a OpenAI por violação de direitos de autor, naquela que foi a primeira ação legal iniciada por um dos grandes meios de comunicação social norte-americanos contra as donas de plataformas de inteligência artificial.

A empresa de notícias norte-americana argumentou que “milhões” dos seus conteúdos e artigos publicados foram e estão a ser usados sem a sua permissão para “alimentar” as plataformas de inteligência artificial destas empresas tecnológicas, de forma a torná-las mais completas, fiáveis e inteligentes, refere o The New York Times (NYT).

Já no início deste ano soube-se que a OpenAI se encontrava a negociar com alguns meios de comunicação o uso do conteúdo dos seus artigos para “alimentar” e treinar a sua plataforma de inteligência artificial, mediante o pagamento anual de entre um e cinco milhões de dólares.

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